Inverno começa seco e gera situação de emergência em 178 municípios

Quase todos os estados apresentam tempo seco nos próximos dias. Em alguns municípios, não chove há mais de 30 dias e Ministério da Integração Nacional reconheceu calamidade

O dia começa com tempo firme na maior parte do Brasil, devido à atuação de uma massa de ar seco. Por conta do céu aberto, ventos calmos e temperaturas baixas, há formação de nevoeiros nos três estados da região Sul, sendo duas delas em Curitiba e Porto Alegre. Em pontos isolados do Amazonas, Roraima e Pará instabilidades tropicais causam pancadas de chuva. Mas, o destaque é o sul da Bahia que choveu bastante entre a noite de ontem e esta madrugada, por influência da umidade que vem do mar.

Seca

Por conta do longo tempo de estiagem, com algumas cidades como Belo Horizonte chegando a 30 dias sem chuvas, o Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 184 municípios de sete estados: Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Goiás e Pará. A maioria das localidades fica no estado da Paraíba, onde 176 municípios estão em estado de emergência.

Isso permite às prefeituras solicitar apoio da União para ações emergenciais. A medida do governo federal tem vigência por 180 dias. Segundo a pasta, as cidades de Itapicuru (BA), Ibiaí (MG), Paquetá (PI) e Belém do Piauí (PI), além das 176 cidades paraibanas, obtiveram a medida devido ao prolongado período de seca e estiagem.

Previsão para esta quarta

SUL

A massa de ar seco continua predominando e deixando o tempo seco em todos os estados da Região Sul. A temperatura continua se elevando gradativamente, diminuindo cada vez a sensação de frio, e com aproximação de uma nova frente fria pelo Uruguai, a sensação de calor aumenta durante a tarde, pois força os ventos de norte – responsáveis por trazer um ar um pouco mais quente do interior do Brasil para parte da Região. No entanto, como o céu aberto predomina, as temperaturas são baixas e os ventos ficam calmos, os nevoeiros em Curitiba e em Porto Alegre devem durar até o final desta manhã.

SUDESTE

As instabilidades perdem força e a massa de ar seco avança sobre o Sudeste, mantendo o tempo firme em praticamente toda a Região. Dessa vez, as pancadas de chuva ficam concentradas apenas no extremo nordeste de Minas Gerais e na metade norte do Espírito Santo, onde há risco para chuva forte em pontos isolados. O dia ainda começa frio em especial na Serra da Mantiqueira e sul paulista, mas no período da tarde, as temperaturas seguem em elevação e assim, garante sensação bastante confortável durante a tarde.

CENTRO-OESTE

O tempo continua seco em todo o Centro-Oeste, deixando a umidade relativa do ar baixa novamente no Mato Grosso e também Mato Grosso do sul e no interior de Goiás – com valores que podem ficar abaixo dos 30%.

NORDESTE

As pancadas de chuva persistem no leste e norte sendo influenciados pela entrada de ventos úmidos que sopram do oceano. No entanto, as pancadas de chuva ganham força no litoral baiano, com acumulados mais expressivos. Na maior parte da região, o céu aberto ainda predomina, o que deixa o tempo bastante abafado

NORTE

O tempo firme ainda predomina desde o Tocantins até o Acre, por conta de uma massa de ar seco. Já nas áreas mais ao norte, as instabilidades tropicais favorecem a formação de nuvens carregadas e a chuva persiste, principalmente em Roraima, onde a chuva é bastante volumosa.

Quinta-feira

SUL

Uma frente fria avança pelo Sul do país e leva chuva para todo o Rio Grande do Sul, extremo oeste e sul de Santa Catarina. Não são esperados acumulados elevados para a faixa leste do estado gaúcho, porém no oeste, a influência do corredor de umidade da Amazônia deixa os acumulados um pouco mais altos, e as pancadas acontecem já pela manhã. O risco para chuva mais forte é nas áreas de fronteira do Uruguai com o estado gaúcho. As temperaturas aumentam durante a tarde na Região Sul, garantindo o início de inverno com sensação de calor em áreas do interior do Paraná e Santa Catarina até a porção norte gaúcha.

SUDESTE

O tempo continua firme em quase toda a região Sudeste, apenas no extremo nordeste de Minas Gerais, é que a condição para chuva continua, porém sem risco para acumulados elevados. O inverno começa com temperaturas altas se comparadas com as dos dias anteriores, e a sensação de frio diminui principalmente no período da manhã. Atenção para umidade do ar em torno dos 30% no meio da tarde no extremo oeste paulista e do noroeste mineiro, onde se caracteriza estado de atenção pela Defesa Civil. Na capital paulista pode voltar a ocorrer nevoeiro e névoa úmida.

CENTRO-OESTE

O inverno começa com tempo seco e predomínio de calor em toda a região Centro-Oeste. Por conta da atuação dessa massa de ar seco, a condição para baixa umidade do ar aumenta e com isso, eleva o risco para queimadas.

NORDESTE

Nesta quinta-feira, o litoral da região continua com chuva e a sensação de tempo abafado predomina principalmente no período da tarde. Os acumulados são mais expressivos na Bahia e na faixa norte, porém sem risco para acumulados extremos.

NORTE

O tempo continua com chuva na faixa Norte e os maiores acumulados se concentra no estado de Roraima e nordeste do Pará. A temperatura não oscila muito e a sensação de abafado predomina em toda a Região, principalmente na faixa sul.

Sexta-feira

SUL

Na sexta-feira, a frente fria avança pela costa da Região Sul, trazendo a chuva para áreas de Santa Catarina e sul e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, apenas no extremo norte e sul do estado há potencial para chuva, só que na primeira região ela acontece nas primeiras horas do dia e a segunda no final do dia, com baixos acumulados. Na demais áreas da Região, o sol predomina, porém os ventos passam a soprar de sul, voltando a trazer sensação de friozinho para o Rio Grande do Sul

SUDESTE

Na sexta-feira, com a persistência da massa de ar seco, o sol agora predomina em todo o Sudeste mais uma vez. O dia começa com temperaturas mais agradáveis e a tarde é de sensação de calor.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira de muito sol e calor em todo o Centro-Oeste. Com a permanência da massa de ar seco na região, a umidade do ar cai nas horas mais quentes do dia, para valores próximos de 30%.

NORDESTE

Sexta-feira de diminuição da chuva no leste da Região. A chuva perde força no litoral baiano, com risco para chuva entre Ilhéus e o litoral norte da Região. O tempo firme predomina no interior da Região até municípios do sul da Bahia

NORTE

Sexta-feira de tempo aberto em toda a metade sul da região, com predomínio de sol e sensação de abafamento. No extremo norte do país, a chuva persiste e há potencial para chuva forte entre o Amapá e o norte do Pará.

 

Veja mais notícias sobre soja