Momento Soja

Publicada em: 22 de novembro de 2016

A cobertura do solo com palhada é um dos princípios do plantio direto. Segundo o pesquisador da Embrapa Osmar Conte, uma das grandes preocupações deste sistema é a compactação do solo, causado pelo trafego de máquinas agrícolas. Para evitar isso, a escolha das culturas para diversificação é importante, já que são as raízes que ajudam […]

Publicada em: 1 de novembro de 2016

A soja Louca é um termo que designa um problema fisiológico com a planta que impede que ela mature no tempo correto. O causador deste problema é um nematoide que ataca a área superior das plantas conta Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa.

Publicada em: 25 de outubro de 2016

A dessecação de plantas daninhas é uma prática que faz parte do preparo dos campos para o plantio. A forma mais comum é com o uso de herbicidas, conhecido como controle químico. Segundo o pesquisador Fernando Adegas sem isso, estas plantas concorrerão com a soja na busca por nutrientes do solo, e o controle posterior ficará mais difícil e caro.

Publicada em: 17 de outubro de 2016

É difícil um produtor que não tenha problemas com perdas de grãos na colheita. A recomendação do pesquisador da Embrapa Osmar Conte é para que o produtor faça o controle de quanto está colhendo em uma área determinada para saber exatamente o tamanho do prejuízo. Assista ao vídeo para saber mais dicas de como evitar […]

Publicada em: 11 de outubro de 2016

O mofo branco é uma doença causada por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum. A porta de entrada dele na soja são as flores. As perdas em algumas áreas podem chegar a 70%, se a infestação contar com grande população. O manejo para evitar a doença é a rotação de culturas e a cobertura de solo com gramíneas, conta Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa.

Publicada em: 3 de outubro de 2016

A resistência nada mais é que um processo natural de seleção, toda a vez que usamos muito um determinado fungicida, começamos a selecionar isolados de fungos que são insensíveis a aplicação de determinado agroquímico. Segundo a pesquisadora da Embrapa Claudia Godoy, o uso intensivo e recorrente de um mesmo fungicida tem aumentado a resistência de fungos.

Publicada em: 26 de setembro de 2016

O problema de resistência de plantas daninhas no Brasil tem crescido de maneira muito preocupante nos últimos anos. A área infestada com a Bulva cresceu 35% nos últimos anos. Já o capim amargoso ampliou suas infestações em 22% conta o pesquisador da Embrapa, Dionisio Gazziero

Publicada em: 12 de setembro de 2016

Em um armazenamento convencional a recomendação é que o armazém preserve a umidade relativa em torno de 70% e temperatura abaixo de 25%. Em um local refrigerado o ideal é uma umidade de 55% e temperatura de 12 graus, conta o pesquisador da Embrapa Francisco Krzyzanowski.

Publicada em: 5 de setembro de 2016

Todo o produtor de milho, soja ou algodão Bt precisa fazer obrigatoriamente fazer o refúgio em suas áreas. Segundo o pesquisador da Embrapa, Adney de Freitas Bueno, esse manejo é necessário para preservar a tecnologia e garantir a sua eficácia. Outra recomendação é que a área de refugio não estaja a uma distancia superior a 800 metros.

Publicada em: 30 de agosto de 2016

Para iniciar uma lavoura o principal insumo é a semente e o produtor precisa se atentar para adquirir o material certo com qualidade, física, fisiológica, sanitária e genética. Já quem produz precisa adquirir sementes certificadas, ficar atento para a indicação técnica da cultivar, e a recomendação para o tratamento adequado das sementes eficaz contra doenças e pragas da lavouras garante o pesquisador da Embrapa Fernando Henning.

Publicada em: 22 de agosto de 2016

A diversificação de cultura se constitui dos princípios básicos de um bom manejo do solo no sistema plantio direto. Existem quatro modalidades que o produtor pode fazer a diversificação do seu sistema de produção: a sucessão de culturas, a rotação de culturas, a consorciação e o uso das janelas de cultivo conta o pesquisador da […]

Publicada em: 16 de agosto de 2016

O percevejo, que chegou a elevar em 20% os custos com insumos na safra passada, é uma das piores pragas da soja. Ele ataca o grão, impede o poder germinativo da planta e a produtividade. Segundo o pesquisador Daniel Rosa Gomes, da Embrapa, o manejo correto no campo é a melhor ferramenta contra a praga.

Publicada em: 10 de agosto de 2016

Para minimizar os riscos e evitar prejuízos na lavoura é importante fazer a conservação do solo, com a curva de nível, a criação de terraços e o plantio direto. Segundo o pesquisador da Embrapa, Julio Franchini, as três técnicas são complementares e devem obrigatoriamente ser implantadas para garantir uma boa produtividade.

Publicada em: 1 de agosto de 2016

A avaliação da fertilidade do solo é importante para a interpretação das necessidades da planta. Segundo o pesquisador da Embrapa, Adilson de Oliveira, é importante avaliar, monitorar e reavaliar o solo para saber se as correções realizadas surtiram efeito, e direcionar adubação de forma a atender sempre a necessidade da planta.

Publicada em: 26 de julho de 2016

A coinoculação é o fornecimento das bactérias Bradyrhizobium e Azospirillum nas sementes ou no sulco de semeadura. Na Inoculação tradicional os ganhos de rendimento da planta chegam a 8%. Já na utilização destes dois microrganismos na soja o rendimento aumenta pelo menos 16% superando os resultados obtidos quando utilizados isoladamente.

Página 1 de 612345...Última »