Momento Soja

Publicada em: 26 de setembro de 2017

As supersafras fazem com que o produtor tenha medo de que haja um excesso de oferta e estoques, promovendo assim queda nos preços.

Publicada em: 26 de setembro de 2017

O primeiro ponto a ser esclarecido é que o manejo de pragas não começa quando a praga aparece, mas sim no planejamento antes do plantio.

Publicada em: 26 de setembro de 2017

Há uma grande expansão das áreas de soja sobre pastagens degradadas. Mas, nos últimos anos, outra fronteira tem chamado a atenção, a rotação entre soja e cana-de-açúcar, no Nordeste, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Publicada em: 26 de setembro de 2017

O vazio sanitário da soja é o período de pelo menos 60 dias que os campos não podem manter plantas de soja vivas, já que a cultura é a principal hospedeira do fungo que causa a ferrugem asiática. Este método foi instituído em 12 estados e Distrito Federal

Publicada em: 26 de setembro de 2017

O problema de resistência das plantas daninhas é algo mundial e traz problemas principalmente para as culturas de grãos.

Publicada em: 24 de agosto de 2017

Nos últimos anos, produtores e técnicos agrícolas têm tido dúvidas sobre arranjos de plantas alternativos, como redução do espaçamento, plantio cruzado, agrupamento de plantas entre outros. A Embrapa realizou um estudo sobre o assunto, em várias regiões, com cultivares diversas. Veja os resultados com o pesquisador Alvadi Balbinot.

Publicada em: 24 de agosto de 2017

Para começar uma lavoura de soja é de fundamental importância que o produtor escolha uma semente de alta qualidade. Segundo o pesquisador da Embrapa, José de Barros França Neto, na hora de adquirir o insumo é preciso avaliar quatro aspectos: fisiológicos, vigor, germinação e sanitários.

Publicada em: 24 de agosto de 2017

O Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), tem como proposta avaliar a capacidade física do solo. O método pode ser realizado dentro da propriedade e não envolve custos adicionais. O pesquisador da Embrapa Julio Franchini ensina a fazer esta avaliação.

Publicada em: 24 de agosto de 2017

O controle químico com o uso de fungicidas é uma das estratégias disponíveis para o manejo da ferrugem asiática, uma das piores doenças da soja. Segundo a pesquisadora da Embrapa, Claudine Seixas, são produtos que não se pode abrir mão quando a doença aparece.

Publicada em: 24 de agosto de 2017

Tendo em vista os aumentos constantes na produtividade da soja, o consumo de nutrientes do solo deve receber uma atenção especial por parte dos produtores. É preciso saber: como o solo está nutrido, com base em uma análise criteriosa. Para isso o pesquisador da Embrapa Cesar de Castro, explica a importância desta verificação.

Publicada em: 22 de novembro de 2016

A cobertura do solo com palhada é um dos princípios do plantio direto. Segundo o pesquisador da Embrapa Osmar Conte, uma das grandes preocupações deste sistema é a compactação do solo, causado pelo trafego de máquinas agrícolas. Para evitar isso, a escolha das culturas para diversificação é importante, já que são as raízes que ajudam […]

Publicada em: 1 de novembro de 2016

A soja Louca é um termo que designa um problema fisiológico com a planta que impede que ela mature no tempo correto. O causador deste problema é um nematoide que ataca a área superior das plantas conta Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa.

Publicada em: 25 de outubro de 2016

A dessecação de plantas daninhas é uma prática que faz parte do preparo dos campos para o plantio. A forma mais comum é com o uso de herbicidas, conhecido como controle químico. Segundo o pesquisador Fernando Adegas sem isso, estas plantas concorrerão com a soja na busca por nutrientes do solo, e o controle posterior ficará mais difícil e caro.

Publicada em: 17 de outubro de 2016

É difícil um produtor que não tenha problemas com perdas de grãos na colheita. A recomendação do pesquisador da Embrapa Osmar Conte é para que o produtor faça o controle de quanto está colhendo em uma área determinada para saber exatamente o tamanho do prejuízo. Assista ao vídeo para saber mais dicas de como evitar […]

Publicada em: 11 de outubro de 2016

O mofo branco é uma doença causada por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum. A porta de entrada dele na soja são as flores. As perdas em algumas áreas podem chegar a 70%, se a infestação contar com grande população. O manejo para evitar a doença é a rotação de culturas e a cobertura de solo com gramíneas, conta Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa.

Página 1 de 712345...Última »