O mofo branco é uma doença causada por um fungo chamado Sclerotinia sclerotiorum. A porta de entrada dele na soja são as flores. As perdas em algumas áreas podem chegar a 70%, se a infestação contar com grande população. O manejo para evitar a doença é a rotação de culturas e a cobertura de solo com gramíneas, conta Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa.
As supersafras fazem com que o produtor tenha medo de que haja um excesso de oferta e estoques, promovendo assim queda nos preços.
O primeiro ponto a ser esclarecido é que o manejo de pragas não começa quando a praga aparece, mas sim no planejamento antes do plantio.
Há uma grande expansão das áreas de soja sobre pastagens degradadas. Mas, nos últimos anos, outra fronteira tem chamado a atenção, a rotação entre soja e cana-de-açúcar, no Nordeste, em São Paulo e Rio de Janeiro.
O vazio sanitário da soja é o período de pelo menos 60 dias que os campos não podem manter plantas de soja vivas, já que a cultura é a principal hospedeira do fungo que causa a ferrugem asiática. Este método foi instituído em 12 estados e Distrito Federal
O problema de resistência das plantas daninhas é algo mundial e traz problemas principalmente para as culturas de grãos.