Monsanto lança cinco novas variedades da soja Intacta

Produtores do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Piauí terão cultivares adaptadas para essas regiões na safra 2016/2017

Fernanda Farias | Rosário (BA)

Os produtores de soja de seis estados terão novas opções de soja Intacta para a safra 2016/2017. A Monsoy, empresa de sementes de soja da multinacional Monsanto, que responde por 18% das lavouras de soja do país, está colocando no mercado cinco novas variedades da tecnologia RR2, que tem como características a resistência ao glifosato, a proteção contra as principais lagartas, como a Helicoverpa armigera, além do potencial produtivo, que varia entre 63 e 90 sacas/ha.

Para Bahia, Maranhão e Piauí, foi desenvolvida a M8808 IPRO. A variedade tem ciclo de 140 dias e resistência ao acamamento. A outra característica é considerada fundamental pelos produtores, já que em áreas de alta altitude, a planta cresce mais e corre o risco de acamar.

– Nessa região do país, são comuns os veranicos. Por isso, a necessidade de uma soja de ciclo mais tardio, com a capacidade de suportar esse veranico e se recuperar dos danos. Essa variedade alcança até 87 cm, 10 cm a mais que a média, mas não acama devido ao melhoramento genético – explica o representante da Monsoy Márcio Batista.

A variedade está sendo multiplicada e estará disponível nos próximos meses. O produtor de sementes Laerte Baechtold está cultivando 650 ha da variedade M8808 e espera colher 25 mil sacas.

– O potencial produtivo é alto, mas só vamos ter certeza quando colher. Esperamos pelo menos 70 sacos/ha – conclui.

As outras quatro variedades de Intacta são a M5892 IPRO (RS, SC e PR), M5705 IPRO (PR), M5730 IPRO (RS) e M8473 IPRO (MT). Com mais opções, a empresa estima aumentar de 18% para 35% a 40% a presença da Intacta RR2PRO nas lavouras de soja do país.

– Devemos passar de 50 mil produtores para 80 mil produtores na próxima safra. Um aumento em número na região sul e em área no centro-oeste e norte do país – afirma a coordenadora de marca Érica Franco.

A recomendação da empresa é cultivar dez plantas por metro quadrado, o que resulta em 200 mil plantas por hectare. O consultor do Soja Brasil, engenheiro agrônomo Áureo Lantmann, explica que a população mais baixa e o espaçamento de 50 cm são fundamentais para uma variedade de ciclo tardio.

– Mais tempo no campo torna a planta suscetível a doenças, e assim a aplicação de produtos é facilitada – orienta.

A Monsoy está completando 20 anos com 20 variedades de soja Intacta no mercado, que são multiplicadas por mais de 80 produtores. Outras 25 variedades estão em fase final de pesquisa.

Veja a reportagem:

>>> Veja mais notícias sobre soja