Paraná: mudança na lei poderá colocar em risco a produção de soja, diz Embrapa

Entidade de defesa vegetal do estado abriu consulta pública para propor possíveis mudanças na janela de plantio da oleaginosa

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), está fazendo uma consulta pública para saber se deve ou não alterar a janela do plantio da soja no estado, que atualmente vai até 31 de dezembro. A medida protetiva foi colocada há dois anos para evitar a redução da eficácia dos agroquímicos para combate da ferrugem asiática. Ao saber da medida a Embrapa se posicionou contra a mudança e ressaltou que isso poderá colocar em risco a produção do grão.

Segundo o presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, a necessidade de se alterar a data limite do plantio da soja surgiu de alguns produtores que residem em áreas com climas diferentes do restante do estado, como no sudoeste.

“Entendemos que existe essa diferença climática, por isso se abriu essa consulta pública com a possibilidade de se plantar após este período, desde que sejam respeitadas algumas exigências. Seja para plantio comercial, sementes ou pesquisas”, diz Kroetz.

Com isso a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) abriu consulta pública, por 45 dias, por meio da Portaria n° 264, de 17 de setembro de 2018, para entender se a mudança seria aplicável.

Veja aqui o que a mudança na lei faria

A Embrapa Soja avaliou o texto da Portaria e alerta que sua implementação poderá colocar em risco a produção de soja, comprometendo também outras cadeias de produção agropecuárias.

Leia abaixo o documento emitido pela Embrapa:

Veja mais notícias sobre soja