Personagem Soja Brasil: Ademir Assis Henning

Ele foi um dos responsáveis pelas primeiras recomendações técnicas para o tratamento de sementes. Conheça a história deste pesquisador!

“Não adianta nada gerar uma pesquisa e ela ficar na guardada na gaveta”, foi com essa frase que o pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, resumiu o seu sentimento sobre o conhecimento adquirido. Para ele, se a pesquisa não fosse compartilhada o Brasil não estaria no patamar de grande celeiro mundial de alimentos.

“O primeiro passo foi desenvolver variedades adaptadas as nossas condições, pois a soja é de região temperada, tanto que entrou pela Bahia, ressurgiu no Rio Grande do Sul e de lá se espalhou pelo país”, destaca ele.

Segundo o renomado engenheiro agrônomo, José de Barros França Neto, foi pela mãos de Henning que surgiu a primeira recomendação técnica para o tratamento das sementes da soja. “O Ademir participou ativamente no desenvolvimento várias tecnologias como a primeira recomendação técnica para o tratamento das sementes com fungicidas, que é uma das práticas mais usadas em toda a sojicultura nacional. Acreditamos que esse manejo é adotado por pelo menos 95% dos hectares com a oleaginosa”, diz Neto.

Henning é tão fã deste repasse de informações que faz cursos sobre tecnologias para a produção de sementes de soja, no qual aborda temas como: vigor, fisiologia, patologia e pragas. “Nestes cursos vem gente de empresas do Norte, Nordeste e até de outros países, para debater seus problemas conosco. Muitas vezes conseguimos encontrar uma solução para eles. E é nesse desafio que desenvolvemos novas tecnologias”, conta ele.

“Este importante pesquisador tem sido fundamental no treinamento de centenas de profissionais que estudam a área de patologia em sementes, Brasil afora”, diz o engenheiro agrônomo Amélio Dall’Agnol.

Clique e vote nele: