Personagem Soja Brasil: Ademir Assis Henning
Publicada em: 2 de fevereiro de 2018

Ele foi um dos responsáveis pelas primeiras recomendações técnicas para o tratamento de sementes. Conheça a história deste pesquisador!

“Não adianta nada gerar uma pesquisa e ela ficar na guardada na gaveta”, foi com essa frase que o pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, resumiu o seu sentimento sobre o conhecimento adquirido. Para ele, se a pesquisa não fosse compartilhada o Brasil não estaria no patamar de grande celeiro mundial de alimentos.

“O primeiro passo foi desenvolver variedades adaptadas as nossas condições, pois a soja é de região temperada, tanto que entrou pela Bahia, ressurgiu no Rio Grande do Sul e de lá se espalhou pelo país”, destaca ele.

Segundo o renomado engenheiro agrônomo, José de Barros França Neto, foi pela mãos de Henning que surgiu a primeira recomendação técnica para o tratamento das sementes da soja. “O Ademir participou ativamente no desenvolvimento várias tecnologias como a primeira recomendação técnica para o tratamento das sementes com fungicidas, que é uma das práticas mais usadas em toda a sojicultura nacional. Acreditamos que esse manejo é adotado por pelo menos 95% dos hectares com a oleaginosa”, diz Neto.

Henning é tão fã deste repasse de informações que faz cursos sobre tecnologias para a produção de sementes de soja, no qual aborda temas como: vigor, fisiologia, patologia e pragas. “Nestes cursos vem gente de empresas do Norte, Nordeste e até de outros países, para debater seus problemas conosco. Muitas vezes conseguimos encontrar uma solução para eles. E é nesse desafio que desenvolvemos novas tecnologias”, conta ele.

“Este importante pesquisador tem sido fundamental no treinamento de centenas de profissionais que estudam a área de patologia em sementes, Brasil afora”, diz o engenheiro agrônomo Amélio Dall’Agnol.

Clique e vote nele:

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de julho de 2018

Para eles, a soja brasileira pode até lucrar mais imediatamente ao suprir a demanda chinesa, mas isso pode gerar desequilíbrio a médio e longo prazo com outros parceiros

Publicada em: 13 de julho de 2018

Expectativa inicial é de que a produtividade seja menor, mas com incremento de 2,3% na área semeada com a oleaginosa, os números finais serão maiores que as da temporada anterior. Veja o quadro completo!

Publicada em: 13 de julho de 2018

Segundo levantamento da Farsul e da consultoria Safras & Mercado a situação ainda é bastante complicada. A própria Conab já afirmou não ter conseguido contratar caminhoneiros autônomos

Publicada em: 13 de julho de 2018

Segundo a meteorologia as temperaturas voltam a subir em todo o país, com possibilidade de o Rio Grande do Sul registrar máxima de 30ºC

Publicada em: 12 de julho de 2018

Se as expectativas da entidade se confirmarem, a colheita brasileira da oleaginosa ultrapassará em volume a americana, tornando-se a maior do mundo, com 120 milhões de toneladas