Personagem Soja Brasil: conheça o pesquisador Irineu Lorini
Publicada em: 30 de janeiro de 2019

Especialista em manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas da Embrapa Soja, já ministrou mais de 60 cursos sobre o tema

Irineu Lorini trabalha na Embrapa Soja (PR) e se dedica a pesquisas da área de manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas. O especialista ainda possui pós-doutorado internacional e diversas publicações na área.

Um dos trabalhos atuais na área de armazenagem é o “Inseto, tolerância zero”, que visa evitar a multiplicação, devido o grande risco potencial. “Já rodamos centenas de unidades armazenadoras, vendo o problema, coletando as pragas e trazendo aqui pra Embrapa para analisar. Fazemos os experimentos e depois levamos a resposta para o armazenador”, conta.

A presença de um inseto em qualquer carregamento cancela o contrato de embarque e é um prejuízo muito grande para entrega. Por que? Por que quem está recebendo não quer ter seus produtos com a presença de pragas e que leve isso depois para o produto acabado, para o consumidor”, reitera.

Irineu reconhece a importância de cursos para treinamento e capacitação de produtores e colaboradores já que o conhecimento também é uma arma poderosa contra as pragas .

“Já fizemos mais de 60 cursos aqui na Embrapa Soja sobre manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenados. Todos os anos oferecemos e se deslocamos as unidades armazenadoras, tanto de grãos quanto de sementes”.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa