Personagem Soja Brasil: conheça o pesquisador Irineu Lorini

Especialista em manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas da Embrapa Soja, já ministrou mais de 60 cursos sobre o tema

Irineu Lorini trabalha na Embrapa Soja (PR) e se dedica a pesquisas da área de manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenadas. O especialista ainda possui pós-doutorado internacional e diversas publicações na área.

Um dos trabalhos atuais na área de armazenagem é o “Inseto, tolerância zero”, que visa evitar a multiplicação, devido o grande risco potencial. “Já rodamos centenas de unidades armazenadoras, vendo o problema, coletando as pragas e trazendo aqui pra Embrapa para analisar. Fazemos os experimentos e depois levamos a resposta para o armazenador”, conta.

A presença de um inseto em qualquer carregamento cancela o contrato de embarque e é um prejuízo muito grande para entrega. Por que? Por que quem está recebendo não quer ter seus produtos com a presença de pragas e que leve isso depois para o produto acabado, para o consumidor”, reitera.

Irineu reconhece a importância de cursos para treinamento e capacitação de produtores e colaboradores já que o conhecimento também é uma arma poderosa contra as pragas .

“Já fizemos mais de 60 cursos aqui na Embrapa Soja sobre manejo integrado de pragas de grãos e sementes armazenados. Todos os anos oferecemos e se deslocamos as unidades armazenadoras, tanto de grãos quanto de sementes”.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa: