Personagem Soja Brasil: conheça o pesquisadora Jurema Rattes
Publicada em: 30 de janeiro de 2019

Especialista na área de entomologia, desenvolve trabalhos com empresas e também com os produtores rurais

Jurema Rattes é professora e pesquisadora da Universidade de Rio Verde, em Goiás. São anos de experiência na área de entomologia agrícola com ênfase em bioecologia, focado nas pragas existentes no cerrado e manejo de pragas de grandes culturas, como a soja

“Desde o momento em que eu comecei a trabalhar com as pragas e conhecer um pouco da vida deles fiquei encantada; É um desafio. Cada dia que você se passa você percebe que tem muito mais a ser estudado e muito mais a ser entendido, então é uma paixão que a gente tem por aquilo que a gente faz”, comenta.

Segundo ela, o sojicultor sabe o dano que as pragas ocasionam, por isso é importante saber momento adequado de fazer o controle e as opções para fazer isso, pensando nos ganhos de produtividade.

Jurema presta consultoria para a Universidade de Rio Verde por meio de sua empresa, chamada Agrorax, que além de contribuir para o desenvolvimento de técnicas de manejo de pragas e controle de grãos, ainda trabalha na conscientização e treinamento de produtores da região.

“Somos consultores específicos na área de entomologia. Trabalhamos com as empresas que desenvolvem os inseticidas e novos produtos, tentando encontrar a melhor molécula para se posicionar no momento correto para o controle da praga. Temos um trabalho paralelo antes do lançamento das moléculas, com as empresas, e depois com o produtor”, garante.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa