Personagem Soja Brasil: conheça o pesquisador Sérgio Brommonschenkel
Publicada em: 30 de janeiro de 2019

O resultado de um de seus estudos é uma variedade de soja transgênica com resistência a ferrugem asiática

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa (MG), Sérgio Brommonschenkel, teve a honra de ter um de alguns de seus estudos publicados na Nature Biotechnology, considerado um periódico científico de grande impacto na área da biotecnologia. A pesquisa desenvolveu uma variedade de soja transgênica resistente à ferrugem asiática.

“A ferrugem asiática é a principal doença fúngica da soja no Brasil. Se comparar com os Estados Unidos, eles não têm o mesmo nível de problema, pois lá a condição climática limita o desenvolvimento do patógeno. Da mesma forma acontece na Argentina”, afirma Brommonschenkel.

Segundo o pesquisador, no Brasil a doença tem potencial de causar um impacto de 30% de redução na produção. “Isso é muito significativo, né? Se pensar numa área plantada de 34 milhões de hectares, é equivalente a quase a 10 milhões de hectares plantados”, diz.

A ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e o combate é feito por fungicidas, que muitas vezes causam problemas ambientais e tornam a produção muito cara. Segundo o pesquisador, a resistência genética é forma de controle mais desejada pelos produtores.

“Essa tecnologia vai chegar ao agricultor embutida na semente. Outro ponto é que essa medida é ambientalmente mais amigável, porque usando variedades resistentes, ele não vai ter que fazer tantas aplicações de agrotóxicos para manejar doença”, conta.

Brommonschenkel considera a cultura da soja fantástica, ainda mais considerando a contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “É uma cultura que traz envolvimento e muito serviço associado. Eu acho que a gente tem que trabalhar na pesquisa para fazer com que essa atividade continue tendo essa importância e sustentabilidade”, finaliza.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa