Personagem Soja Brasil: conheça o produtor Herbert Bartz
Publicada em: 29 de janeiro de 2019

Em uma época onde o plantio direto era visto como uma prática estranha, o produtor com sotaque alemão inovou e conseguiu realizar um sonho

Nascido em Santa Catarina, Herbert Bartz passou sua infância na Alemanha e conheceu de perto os horrores da guerra. Por ter passado fome ainda criança, Herbert sonhou em um dia poder produzir alimentos de qualidade em abundância. Anos depois, de volta ao Brasil e com um sotaque bastante característico, ele colocou o plano em prática e se tornou agricultor.

“Em 1945 eu tinha 8 anos e no meu aniversário aconteceu um grande ataque aéreo que matou milhares de pessoas. Depois daquilo começou a faltar comida pra todo mundo”, relembra Bartz.

Com muita dedicação e vontade de vencer, o sonho de Bartz virou realidade em Rolândia, no estado do Paraná. O produtor foi pioneiro no plantio direto (plantar sem arar e revolver o solo), deixando-o protegido e menos suscetível à erosão, já que o clima é um dos principais desafios para a cultura da soja na região.

“Nosso problema inicial era a chuva tropical. Com irregularidades, hora não tinha nada e depois tinha excesso de precipitações. Por isso resolvemos mudar o manejo”, ressalta.

A fazenda toda mudou e os filhos já nasceram sabendo do sistema de plantio direto e seus benefícios. “Na década de 1980 ainda havia muito preconceito contra a técnica na época. Depois disso veio o manejo integrado de pragas e tudo isso trouxe benefícios para nossas lavouras”, conta o filho Johann Bartz.

Indagado se sente falta da Alemanha e se pensa na vida que levaria lá, Bartz demonstra muita certeza na mudança. “ Percebi mais tarde que tudo que conquistei no Brasil seria impossível na Alemanha”, finaliza.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa