Personagem Soja Brasil: conheça o produtor Oli Fiorese
Publicada em: 29 de janeiro de 2019

Focada no futuro, a propriedade da família recebeu a certificação internacional de produção de soja sustentável.

O agricultor Oli Fiorese começou a trabalhar na fazenda da família na década de 1980, no Paraná. Algum tempo depois, com a valorização da soja, a decisão foi se mudar para Goiás e apostar na cultura e na sustentabilidade. Hoje, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada em Água Fria (GO), serve de exemplo para outros produtores da região.

Fiorese conta que a agricultura de precisão foi uma das diretrizes para mudar a maneira que se produzia soja na fazenda. Além, é claro, de gerar altas produtividades e rentabilidade.

“É preciso fazer isso para se manter produtivo e ter retorno financeiro a longo prazo. É um conjunto de ações que temos feito para garantir isso, O mais importante é a preservação dos mananciais e a questão da reserva, manter ela intacta”, conta.

A preservação dos recursos naturais não se limita a família, mas a todos que ali trabalham. “Os colaboradores, companheiros nossos que trabalham na fazenda e funcionários têm a consciência do que precisa ser feito. Não é só extrair, tem que repor e preservar a natureza, pensando nos netos e bisnetos também”, afirma Fiorese.

Depois de formados, os filhos do produtor também decidiram seguir trabalhando na fazenda da família. A nova geração trouxe novos ares, com a implementação de novas tecnologias e ampliação do conhecimento no cultivo da soja e na realização de boas práticas de sustentabilidade. Recentemente, a propriedade recebeu a certificação internacional de produção de soja sustentável.

“Essa certificação vem através de vários fatores envolvidos na Fazenda, desde de a correta destinação dos resíduos sólidos, lixo, até a capacitação e treinamento dos funcionários. Toda a legislação vem sendo seguida, tanto trabalhista, quanto ambiental. o manejo de forma correta os produtos, conta.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa