Personagem Soja Brasil: conheça o produtor Ricardo Araújo
Publicada em: 29 de janeiro de 2019

A fazenda localizada em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, foi umas das primeiras da região a adotar cuidados com a conservação do solo e da água

Enquantos alguns produtores apostam em mudanças de estado para ampliar a área e a produtividade, outros tentam melhorar as técnicas existentes para conseguir uma margem de lucro melhor. O agricultor Ricardo Araújo, proprietário da Fazenda Couro de Boi, localizada em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, fez exatamente isso, apostou na redução de custos para ampliar os ganhos.

A fazenda de Araújo foi, inclusive, umas das primeiras da região a adotar cuidados com a conservação do solo e da água, ainda na década de 1970.

“Não visamos só ser campeões de produtividade, mas também queremos uma boa gestão para ter custos menores, já que as margens de lucro são cada vez mais apertadas. Não adianta produzir muito, gastando muito. O importante é produzir bem e gastar pouco. Nosso foco é margem”, conta ele.

Segundo Araújo, uma boa gestão é fundamental para o sucesso dos negócios. A fazenda Couro do Boi recebe produtores de todo o Brasil e também de outros países como Estados Unidos, França, Noruega e Japão. Os visitantes que passam por lá levam consigo muito conhecimento na bagagem.

“Nós adotamos a rotação de culturas, diferente da sucessão soja e milho comum na região. Nosso intuito é gerar uma maior quantidade de matéria orgânica para o solo, garantindo assim melhor qualidade das lavouras”, afirma Araújo.

Para ele, cada vez mais o produtor precisa virar um empresário e ter em mente que ele está em uma empresa a céu aberto. “O risco é muito grande e ele tem que fazer o possível para diminuir estes isso. As boas práticas culturais, uso de tecnologias e gestão ajudam nessa tarefa”, garante.

Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada

Confira abaixo a história completa:

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Embate comercial entre China e Estados Unidos e câmbio enfraquecido limitam a perspectiva de alta nas cotações do grão no Brasil. Entenda o caso!

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Por conta disso, previsão de safra apresentada foi pequena. Clima segue como fator importante para o desenvolvimento final de parte das lavouras do RS, SC e Matopiba

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

No porto de Paranaguá a saca da oleaginosa se desvalorizou R$ 2. Enquanto as praças do interior apresentaram estabilidade. Sexta abre com Chicago em alta e dólar em queda

Publicada em: 15 de fevereiro de 2019

Na região Sudeste a condição é de muitas chuvas, assim como no Centro-Oeste e Nordeste do país. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada região! Você também pode pedir a previsão do tempo para sua cidade, veja como!

Publicada em: 14 de fevereiro de 2019

Média esperada nas áreas semeadas é de até 55 sacas por hectare. Entenda o embargo que proíbe a comercialização do que vem sendo colhido! Setor produtivo apoia indígenas nesta causa