Personagem Soja Brasil: conheça Roberto Chioquetta
Publicada em: 1 de fevereiro de 2018

De um começo difícil, morando com muitos familiares e funcionários na mesma casa, até virar referência para o setor produtivo. Conheça essa história!

Desbravar o Centro-Oeste em busca de uma vida melhor. Expandir a produção e ir testando aos poucos o que dá certo. Este roteiro parece familiar? Pois bem, esta também é a história do produtor rural Roberto Chioquetta, de Campo Novo do Parecis (MT), um dos candidatos a Personagem Soja Brasil da temporada 2017/2018.

O produtor conta que tudo começou em 1989 com o telefonema de seu irmão e uma proposta que iria mudar sua vida. “Recebi um convite de meu irmão para vir para cá, a área era pequena, poucos maquinários, uma sede pequena e um com barracão de madeira. Ele disse: você tem 5 minutos para decidir. Respondi que nem precisava disso e aceitei na hora”, comenta Chioquetta.

Assim como muitos, o começo foi complicado. A propriedade tinha apenas 200 hectares e muito trabalho pela frente. “Durante cinco anos as famílias dele, minha e dos funcionários dividiram a única casa que a fazenda tinha. A água vinha do rio e não tínhamos energia ou gás. O trabalho no campo era nossa vida”, relembra Chioquetta.

No inicio a área total da fazenda era de 200 hectares. Aumentou para 500 com arrendamentos foi crescendo. “Com o tempo eu e meu irmão fomos adquirindo novas áreas. Trabalhamos 17 anos como sócios. Mas, nos últimos 12 anos, seguimos cada um com suas áreas”, conta ele.

Para o filho de Roberto Chioquetta, o exemplo dado pelo pai o fez escolher a profissão e a vida que levaria dali para a frente. “O que me levou a fazer agronomia foi a alegria do meu pai ao me contar sobre como era ser um produtor rural e tudo que envolvia isso. Assim, naturalmente, segui os passos dele”, afirma Alexandre Chioquetta.

Clique e vote nele:

 

 

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 15 de julho de 2018

Para eles, a soja brasileira pode até lucrar mais imediatamente ao suprir a demanda chinesa, mas isso pode gerar desequilíbrio a médio e longo prazo com outros parceiros

Publicada em: 13 de julho de 2018

Expectativa inicial é de que a produtividade seja menor, mas com incremento de 2,3% na área semeada com a oleaginosa, os números finais serão maiores que as da temporada anterior. Veja o quadro completo!

Publicada em: 13 de julho de 2018

Segundo levantamento da Farsul e da consultoria Safras & Mercado a situação ainda é bastante complicada. A própria Conab já afirmou não ter conseguido contratar caminhoneiros autônomos

Publicada em: 13 de julho de 2018

Segundo a meteorologia as temperaturas voltam a subir em todo o país, com possibilidade de o Rio Grande do Sul registrar máxima de 30ºC

Publicada em: 12 de julho de 2018

Se as expectativas da entidade se confirmarem, a colheita brasileira da oleaginosa ultrapassará em volume a americana, tornando-se a maior do mundo, com 120 milhões de toneladas