Personagem Soja Brasil: conheça Roseli Giachini

Doutora em agricultura tropical, ela não se limitou a lutar contra o preconceito e as dificuldades de um estado que ainda se desenvolvia e, fez a diferença

As mulheres vem conseguindo seu espaço dentro do agronegócio. Mas, décadas atrás, eram poucas as que conseguiam liderar a produção. Além do trabalho no campo, ela ainda aperfeiçoou o seu conhecimento e se tornou doutora em agronomia.

Neta e filha de produtores rurais, Roseli está em Mato Grosso há mais de 30 anos, mais especificamente no município de Cláudia. “Tive a felicidade de vir para Mato Grosso há 30 anos e construir uma grande história no estado”, conta ela.

Roseli se formou engenheira agrônoma em 1990 e logo depois, com muita dedicação, se tornou especialista em produção e tecnologia de sementes. Querendo ainda mais conhecimento, ela concluiu um mestrado e doutorado em agricultura tropical. “Ela realmente enriquece o setor e dá voz as mulheres. E ela conquistou o seu espaço mesmo contra o preconceito”, ressalta o produtor Denis Berticelli.

A produtora rural lembra que quando chegou ao estado a situação era difícil, não haviam variedades adaptadas, nem informação sobre a época ideal para plantio ou manejo adaptado à região. “Conseguimos parcerias para as pesquisas e desenvolvemos materiais que melhor se adaptam, além de soluções para todos estes desafios que enfrentávamos”, conta ela.

Tamanho conhecimento e referência foi recompensado. Hoje, ela faz parte da equipe técnica de reavaliação de fungicidas contra a ferrugem da soja, junto ao Ministério da Agricultura. “Devo toda a bagagem técnica que tenho a ela, por ser uma profissional com grande conhecimento e ter dado a oportunidade de aprender tudo que sei hoje”, diz o engenheiro agrônomo, Vandrigo Cassini.

Clique e vote nele: