Personagem Soja Brasil: conheça Sidney Fujivara

O produtor que descobriu, desde muito novo, que compartilhar o conhecimento é a forma mais eficaz de conseguir bons resultados no campo

Se para uma família humilde do campo já é difícil conquistar uma vida melhor, imagine para imigrantes, que falam uma língua muito complicada de se compreender no Brasil, como os japoneses. Desde meados de 1907, após a assinatura do acordo de imigração entre os dois países, firmado em São Paulo, muitos imigrantes asiáticos desembarcaram no país, interessados principalmente em trabalhar com agricultura.

Foi exatamente assim que aconteceu com os avós do produtor rural Sidney Fujivara, só que anos depois, em 1929, quando desembarcaram no país e rumaram para o interior de São Paulo, mais especificamente ao município de Capão Bonito. Sidney nasceu e cresceu ali mesmo, acompanhando todos os trabalhos da família nos campos. Não é a toa que se formou como engenheiro agrônomo em 1992, com planos de modernizar e melhorar ainda mais a agricultura na propriedade. “Me formei e voltei para trabalhar com meu pai e meu atual sócio. Hoje, cultivamos soja, milho, feijão e trigo”, conta ele.

Sidney Fujivara apoio

Desde sempre Sidney sabia que não conseguiria fazer nada sozinho, por isso sempre deu valor a trabalhos em grupo, além de confiar que o compartilhamento de informações é muito mais efetivo, do que reter as informações para si. “Minha visão sobre o agronegócio é que estamos em um momento de mudanças em termos de tecnologia, gestão entre outros. Estimular as pessoas traz mais realização, mais resultados e consequentemente agrega valor ao nosso negócio”, comenta.

“Não pensamos em trabalhar o marketing para sermos grandes produtores ou ter visibilidade. Fazemos o que acreditamos, com o coração”

Sidney comenta que optou por implantar o coaching na gestão de pessoas da sua propriedade, que nada mais é que um estimulador que desperta o potencial interno de outras pessoas. “Isso tem trazido resultados fantásticos em termos de transformação na vida das pessoas. Tem sido tão gratificante que decidimos expandir esta prática para toda a comunidade, porque também traz melhorias na qualidade de vida”, reitera o produtor e consultor.

Segundo um dos engenheiros agrônomos que trabalham para Sidney, Luiz Henrique Weber, apesar do pouco tempo que trabalha na propriedade é fácil perceber os reflexos desta dinâmica aplicada ao campo. “Este lado dele de compartilhar conhecimento e levar tanto os colaboradores, quantos os parceiros junto com ele, é muito gratificante. Enxergar o desafio e buscar uma solução com todo o grupo”, diz Weber.

personagem soja

Até mesmo o prefeito do município, Marco Antônio Citadini, ressaltou as qualidades do agricultor para toda a sociedade da região. “Ele é um parceiro do município, de várias entidades, inclusive. Está sempre disposto a ajudar em vários setores. Ele é um grande exemplo do potencial do município”, afirma Citadini.

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SOJA

chamada whatsapp