Personagem Soja Brasil: Leandro Zancanaro
Publicada em: 2 de fevereiro de 2018

Especialista em manejo de solo, o pesquisador conseguiu criar um grande histórico sobre a produção agrícola de Mato Grosso. Entenda este caso!

Sua infância foi vivida toda nas fazendas da família. Capinando, ajudando na lida diária e com os animais. Naturalmente, seu gosto pela terra foi aumentando e por isso fez agronomia, mais especificamente na área de solos. Há 20 anos ele trabalha na Fundação Mato Grosso, onde comanda o projeto para manejo de fertilidade dos solos.

“A fundação Mato Grosso iniciou as atividades em 1994, momento em que o estado passava muitas dificuldades, não haviam variedades resistentes as doenças e o trabalho dele foi muito importante para o desenvolvimento da agricultura local”, diz o também pesquisador Gilberto Goellner.

Nos últimos dez anos o pesquisador se dedicou ao sistema de produção integrada, que ao invés de focar em culturas isoladas, cria uma visão geral do plantio ao longo dos anos. E isso define a capacidade do solo de produzir.

“Começamos a perceber que em áreas já cultivadas há alguns anos, com a fertilidade química construida, havia muita diferença na produtividade. Mas não pela condição química isolada e sim pelo manejo do sistema de produção”, diz Zancanaro.

O pesquisador destaca que agora há um histórico longo para mensurar os resultados econômicos, agronômicos, de nutrientes e produtividades, sobre o estado  que interferem no sistema de produção e no resultado final.

“Aprendi muito com ele, pois é bastante curioso sobre sua área. Não se contenta em olhar a lavoura por cima, prefere ver os detalhes. E quando vamos com ele no campo temos que sujar as roupas porque ele anda bastante”, diz o engenheiro agronomo, Eros Bohac.

Clique e vote nele:

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 25 de abril de 2018

Plantas invasoras aparecem em calçadas de centros urbanos, florescem e pólen é carregado por insetos e vento para lavouras próximas

Publicada em: 25 de abril de 2018

Depois deste período o estado deve voltar a receber precipitações. Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste terão tempo estável

Publicada em: 24 de abril de 2018

A elevação se deve, principalmente, à alta nos preços dos fertilizantes, com destaque para o potássio, que tem menor oferta global

Publicada em: 24 de abril de 2018

Com a Zona de Convergência Intertropical seguindo para o hemisfério norte, as chuvas devem diminuir nas regiões produtoras

Publicada em: 21 de abril de 2018

Trabalhos de campo no país estão na reta final, mas levemente atrasados em relação a igual período do ano passado, de acordo com a consultoria