Previsão é de tempo firme até quarta-feira em quase todas as regiões

Segundo a meteorologia, chuvas leves podem ser registradas de maneira isolada em alguns municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A segunda-feira terá tempo firme em toda a região Sul brasileira, mas ainda faz frio nas áreas de serra nos pontos mais altos, até no sul mineiro. Mas, o grande destaque neste momento é o nevoeiro em Porto Alegre e em Curitiba, que começou nas últimas horas. Já na costa sul baiana uma frente fria ajuda a trazer chuva fraca e isolada.

SUL

A segunda-feira é de tempo firme em toda a região sul do país, devido à atuação de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas nos últimos dias. Apesar do dia começar frio na região, não há mais risco de geada, pois o sistema já está se afastando em direção ao oceano e com isso o frio perde intensidade gradativamente. Nas primeiras horas do dia há risco para nevoeiros no leste do Paraná e do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Curitiba , e no sudeste catarinense.

SUDESTE

Na segunda-feira o avanço de uma frente fria mantém o tempo instável nas áreas a norte de Minas Gerais e a chuva aparece de forma isolada. Nas demais áreas a sensação ainda é de frio pela manhã, porém com o tempo firme e predomínio de sol a amplitude térmica vai ser mais percebida pelo norte de São Paulo, onde a diferença entre máxima e mínima pode chegar aos 17°C.

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira o dia começa gelado nas áreas entre o sul de Goiás e do Mato Grosso do Sul, devido à atuação de uma massa de ar polar que conseguiu avançar sobre as áreas centrais do país nos últimos dias. Por conta da baixa umidade do ar, o predomínio é de tempo firme e céu aberto, favorecendo uma rápida elevação das temperaturas ao longo do dia, sendo importante relembrar o cuidado que deve ser tomado com a hidratação.

NORDESTE

Segunda-feira começa com tempo instável sobre toda a faixa leste e centro-sul baiano, devido à presença de uma frente fria na região costeira, que mantém o tempo instável sobre esta região e provoca chuva na forma de pancadas isoladas ao longo do dia. A chuva também atinge a faixa litorânea entre a região do recôncavo baiano e Natal, porém a chuva é rápida e não deve avançar nas áreas mais ao interior da região, onde o tempo seco persiste. Atenção também para a chuva no oeste do Maranhão, por conta de novas áreas de instabilidade.

NORTE

Segunda-feira começa com tempo bastante instável na região Norte do País, ao longo do dia pancadas de chuva se espalham nos estados do Amazonas, Pará e devem retornar ao Tocantins, como a capital Palmas que chegou ontem a sair de um período de estiagem de mais de 100 dias. A chuva não deve ter volumes muito expressivos, porém pode ser intensa e acompanhada de trovoadas.

Terça-feira

SUL

Na terça-feira a passagem de uma frente fria pode levar chuvas para as áreas do sul e leste gaúcho, porém de forma isolada e sem acumulados expressivos. Diferente das últimas frentes frias que passaram pelo estado, esta frente fria é bastante costeira e se afasta para o oceano rapidamente, sem provocar muitos transtornos. Entre o Paraná e Santa Catarina, o predomínio é de sol entre poucas nuvens, com nebulosidade apenas no litoral Paranaense. Atenção para os ventos moderados no Rio Grande do Sul no decorrer do dia

SUDESTE

Na terça-feira o céu fica com bastante nebulosidade no Rio de Janeiro e São Paulo, mas o tempo segue firme. Pela manhã, a alta umidade e ventos calmos favorecem a formação de nevoeiros, mas essas mesmas regiões devem se dissipar logo após o nascer do sol. Em contraste, pela região do Triângulo Mineiro, a umidade relativa do ar segue baixa, podendo chegar em estado de atenção em alguns pontos. As temperaturas aumentam e a sensação é de calor.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira o frio recua nas áreas do sul da região Centro-Oeste, com o afastamento da massa de ar polar, o dia já começa com temperaturas mais elevadas e o predomínio é de sol ao longo da tarde. Apesar disso, instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, conhecidos como cavados, são responsáveis por levar pancadas de chuva para áreas a norte do estado de Goiás, os acumulados não devem ser muito expressivos, porém pode vir forte pontualmente, acompanhadas de trovoadas. Outras instabilidades também causam rápidas e isoladas pancadas de chuva nos extremos oeste do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso.

NORDESTE

Na terça-feira as pancadas de chuva persistem no leste da região Nordeste de forma isolada, mas desta vez no litoral norte baiano o tempo fica fechado e a chuva persiste ao longo de todo o dia, com isso os acumulados de chuva serão mais elevados. Grande parte do interior da região permanece com tempo firme, porém instabilidades que atuam no norte do país favorecem pancadas de chuva agora em quase todo o Maranhão.

NORTE

Na terça-feira as pancadas de chuva atuam na maior parte da região Norte do País. Mais uma vez as pancadas de chuva atingem o estado do Tocantins e pontualmente a chuva pode ser intensa. Já no Amapá, o dia será marcado por poucas nuvens e não há previsão para chuva.

Quarta-feira

SUL

Quarta-feira o frio ganha força no sul gaúcho devido à passagem da frente fria, porém o sistema continua se afastando para o oceano e as temperaturas só caem de forma significativa nas áreas de fronteira com o Uruguai. Por conta do céu aberto, também faz frio nas primeiras horas do dia nas áreas mais elevadas das demais localidades do sul do Brasil e, no decorrer da tarde, as temperaturas seguem amenas em toda a região. Atenção para a chuva fraca no final do dia no litoral paranaense, além dos ventos moderados em toda a costa dos três estados do sul.

SUDESTE

Na quarta-feira uma nova frente fria se forma e traz instabilidade para o litoral sul de São Paulo. Esse sistema frontal é mais costeiro, ou seja, ele se desloca rapidamente para o oceano, causando chuvas rápidas e isoladas na região. Embora não chova, o céu vai ficar com mais nuvens do que dias anteriores, principalmente pelo leste de São Paulo e Rio de Janeiro. Já nas outras áreas, o tempo segue firme com poucas nuvens no céu. As temperaturas seguem altas na região, mas por conta da nebulosidade, as máximas não são tão intensas em São Paulo.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira o tempo permanece instável em Goiás e a chuva ganha espaço na faixa norte da região, a chuva ainda vem na forma de pancada isolada, mas também pode atingir o norte do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. Por conta da chuva e um ligeiro aumento na nebulosidade nestas áreas, as temperaturas máximas não sobem tanto quanto nos primeiros dias da semana, mas a sensação ainda é de calor ao longo de todo o dia em toda a região.

NORDESTE

Na quarta-feira as chuvas atuam de forma isolada entre Natal e Recife, sem volumes significativos. Já nas áreas do litoral norte Baiano o tempo permanece fechado e chove desde as primeiras horas do dia de forma intermitente, como é o caso de Salvador. No interior, os índices de umidade relativa permanecem baixos e o céu com pouca nebulosidade. A semana segue com um aumento de nebulosidade no oeste da Bahia, devido a instabilidades trazidas por ventos em níveis mais altos da atmosfera, enquanto isso, a chuva persiste no litoral do estado. Nas demais áreas o predomínio é de sol entre poucas nuvens, com chuvas isoladas apenas no litoral leste da região.

NORTE

Quarta-feira segue com tempo instável em toda a região Norte do país. No decorrer da tarde as pancadas de chuva se espalham por toda a região, com os maiores volumes entre os estados do Amazonas e sul do Pará. A semana segue com instabilidades e aumento de nebulosidade em grande parte da região, com condições para pancadas de chuva ao longo do dia.

Veja mais notícias sobre soja