Previsão muda e Centro-Oeste receberá mais chuvas a partir de agora
Publicada em: 10 de outubro de 2018

Segundo a meteorologia, os volumes ainda não serão grandes, mas ajudarão a trazer a umidade de volta ao solo. Confira como fica Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás!

Outubro começou com um volume de chuvas maior que o previsto inicialmente para o Centro-Oeste. Até setembro a expectativa de um mês mais seco. As precipitações vieram, mas não abrangeram todo o estado de Mato Grosso.

Para se ter uma ideia, em Campo Novo do Parecis (MT) choveu um acumulado de 60 milímetros em outubro. Já no município de Paranatinga (MT) não choveu uma gota sequer. Grandes cidades produtoras de soja como Sinop e Sorriso, por exemplo, receberam apenas 10 milímetros de chuvas cada uma, mostrando que a distribuição das chuvas no estado é bastante irregular.

As janelas de tempo seco que começam na segunda quinzena do mês podem se estender até a primeira semana de novembro. O oeste de Mato grosso deve receber mais chuvas e manter o solo já úmido e em boas condições. Enquanto no leste o tempo fica firme e o solo mais seco.

Até o dia 15 de outubro a meteorologia aponta chuvas de apenas 20 milímetros acumulados em Mato Grosso e Goiás e 80 milímetros acumulados em Mato Grosso do Sul, o que prejudica o plantio da oleaginosa.

A novidade é que nos mapas meteorológicos uma chuva de 55 milímetros acumulados começa a aparecer na região do Matopiba a partir do dia 16 de outubro e pode descer até o Centro-Oeste. Até o dia 22 deste mês a previsão ainda é de chuvas de 20 milímetros em Mato Grosso, mas agora de forma mais generalizada pelo estado. Goiás terá 20 milímetros acumulados de maneira geral, e 55 milímetros na região leste.

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de Ihara e Mitsubishi Motors.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 19 de outubro de 2018

Enquanto entidades do setor agrícola defendem que fusão pode beneficiar o produtor rural, há quem afirme que medida prejudicaria negociações com Europa e Ásia

Publicada em: 19 de outubro de 2018

Estado já semeou 20% da área estimada em 3,5 milhões de hectares, ritmo bem superior aos 5% do mesmo período do ano passado

Publicada em: 19 de outubro de 2018

Valores da oleaginosa no mercado interno vinham em uma escalada desde junho deste ano. Média nos portos ainda é superior a R$ 90 por saca

Publicada em: 19 de outubro de 2018

Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas começam a dar trégua para o Sul a partir de sábado, para o Sudeste no domingo, mas persiste no Centro-Oeste

Publicada em: 18 de outubro de 2018

Estado registrou 113 casos da doença no ano passado e resistência do fungo aos agroquímicos tem trazido dor de cabeça