Previsão próximos 3 dias: tempo seco predomina em boa parte do país

Segundo a meteorologia, apenas a Serra Gaúcha tem condições para geadas nos próximos dias. Chuvas leves podem acontecer em São Paulo e Minas Gerais

O frio volta a ganhar intensidade principalmente no Rio Grande do Sul, mas condições para geada somente na Serra Gaúcha. O Centro-Sul, de maneira geral, também deve enfrentar as baixas temperaturas. Segundo a meteorologia, frio intenso mesmo só deve acontecer em meados de julho.

Ao longo desta quinta-feira o tempo fica seco em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Parte de São Paulo e Minas Gerais pode ter alguma chuva, mas com poucos volumes. As tempestades só devem acontecer na parte Norte do país.

O frio perdeu intensidade em parte da região norte do Paraná, porém nas demais áreas as temperaturas continuam baixas, marcando a manhã mais fria do ano na região metropolitana de Porto Alegre. Nas áreas serranas foram registradas temperaturas abaixo de 0°C, com condições para formação de granizo. No nordeste do País, o litoral Sul Baiano começa com bastante chuva, devido aos ventos que sopram do oceano, fazendo contraste com as demais áreas do litoral leste nordestino, com tempo firme e céu aberto. Nas áreas do centro-oeste o dia amanhece aberto.

SUL

Uma massa de ar polar atua no Sul do Brasil e deixa o tempo firme na maior parte da Região ao longo desta quinta-feira. O dia começa ainda com temperaturas baixas e com risco para geadas nas áreas mais elevadas. Inclusive, na serra gaúcha, os valores podem até ser menores que nos dias anteriores. Há condições para formação de nevoeiro nos aeroportos de Porto Alegre, Curitiba e Maringá. No Vale do Itajaí e no leste do Paraná, os ventos úmidos do mar formam nuvens ao longo do dia e pode chover fraco e isolado. Na parte da tarde a sensação de frio diminui, mas não chega a fazer calor. No oeste do estado gaúcho, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

SUDESTE

As temperaturas ficam um pouco mais elevadas e não deve chover na maior parte da Região e não há risco para geada. Uma frente fria no oceano influencia o tempo no Espírito Santo e a chuva pode ser volumosa nas áreas do litoral. No Rio de Janeiro e na metade norte de Minas chove em pontos isolados, principalmente na parte da tarde. No centro-oeste e no norte paulista e também no Triângulo Mineiro a umidade relativa do ar pode ficar abaixo do ideal na parte da tarde.

CENTRO-OESTE

O ar seco atua pelo Centro-Oeste e a chuva se ocorrer é isolada, apenas no norte de Goiás e do Mato Grosso. No interior do Mato Grosso do Sul, a grande amplitude térmica, ou seja, as temperaturas mais baixas no amanhecer e elevadas à tarde, favorecem a baixa umidade relativa do ar

NORDESTE

O tempo firme e o calor predominam em quase todo o interior no nordeste, principalmente na Bahia, Piauí e oeste de Pernambuco. Já nas áreas costeiras, as instabilidades persistem e os maiores acumulados de chuva ficam localizados entre Ceará e Rio Grande do Norte, além do litoral sul baiano.

NORTE

A umidade e calor trazem grandes chances para pancadas de chuva em quase todos os estados da região, com exceção de Rondônia e leste do Tocantins e do Acre, onde o sol prevalece ao longo do dia.

SEXTA-FEIRA

SUL

Instabilidades no alto da atmosfera ajudam a aumentar a nebulosidade no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. No decorrer do dia pode chover em pontos isolados destas áreas. Outro destaque é o frio que começa a perder intensidade, as temperaturas do amanhecer não ficam tão baixas quanto nos dias anteriores e à tarde a sensação é ainda mais agradável. A umidade relativa do ar não atinge valores baixos, nem mesmo no interior do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

As instabilidades aumentam no Sudeste, mas a chuva não deve ser volumosa. As pancadas ocorrem principalmente na parte da tarde, em pontos isolados. Mesmo com previsão de chuva o sol aparece ao longo do dia. As temperaturas continuam em gradativa elevação. No interior de São Paulo e no norte mineiro o tempo fica seco e não há previsão de chuva. Mesmo assim, a umidade relativa do ar fica dentro dos valores ideais

CENTRO-OESTE

A sexta será marcada pelo avanço das instabilidades pelo Centro-Oeste. As pancadas acontece na maior parte do Mato Grosso e no norte Goiás. Nas demais áreas da Região, o sol predomina entre poucas nuvens ao longo do dia, favorecendo o aumento das temperaturas da tarde de forma rápida. A umidade do ar segue baixa no interior do Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

A massa de ar seco mais uma vez atua no interior do Nordeste, garantindo um dia de tempo aberto em áreas do sul do Maranhão e Piauí, oeste de Pernambuco e metade oeste da Bahia. As instabilidades no litoral seguem fortes e frequentes, com potencial para temporais em grande parte das áreas litorâneas.

NORTE

Instabilidades fortes concentradas entre os estados do Amazonas e Roraima, além do norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, as pancadas acontecem de forma bastante abrangente, exceto o leste do Pará e norte do Tocantins, onde o dia será de tempo aberto e predomínio de sol.

SÁBADO

SUL

As instabilidades se afastam de Santa Catarina e se chover será bem isolado no extremo norte do estado. Pode chover fraco também no leste do Paraná. Em todas as demais áreas do Sul, o sol predomina com poucas nuvens e não chove. As temperaturas continuam em elevação e a sensação do amanhecer é mais agradável e à tarde as temperaturas sobem um pouco mais. Não há risco para baixa umidade relativa do ar.

SUDESTE

No sábado as instabilidade ainda atuam em parte do Sudeste e a chuva ocorre em pontos isolados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e no interior mineiro. No litoral sul de São Paulo a chuva pode ser volumosa e ocorre por causa de instabilidades no alto da atmosfera, junto com os ventos úmidos do mar. Tempo seco no interior paulista, sul e norte de Minas. A umidade do ar não fica baixa.

CENTRO-OESTE

No sábado, o ar seco garante o tempo firme na maior parte do Centro-Oeste. A umidade do ar continua abaixo do ideal no interior do Mato Grosso do Sul. No decorrer da tarde tem previsão de chuva localizada e rápida no norte e leste de Goiás e no norte do Mato Grosso, mas sem expectativa para extremos.

NORDESTE

No sábado, a chuva continua especialmente nas áreas litorâneas, com volumes que podem ser expressivos. No interior nordestino, uma massa de ar seco deixa o tempo firme, apenas com variação da nebulosidade. As temperaturas continuam elevadas em todos os estados.

NORTE

No sábado, o tempo fica firme no Tocantins e no sul de Rondônia. Em todas as demais áreas da Região chove a qualquer hora do dia, com risco para volumes elevados no Amapá e no norte do Pará. Tempo abafado em todos os estados.

Veja mais notícias sobre soja