Produção brasileira de soja será de 117 milhões de toneladas, diz consultoria
Publicada em: 12 de março de 2018

A razão para o aumento é a melhora nas condições das lavouras de todo o país. A Conab também elevou suas estimativas

A produção brasileira de soja em 2017/2018 deverá totalizar 117,2 milhões de toneladas, com aumento de 2,7% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 114,2 milhões de toneladas, segundo previsão da consultoria Safras & Mercado.

Na comparação com o relatório anterior, houve uma elevação de 1,628 milhão de toneladas. Em 18 de fevereiro, a estimativa era de 115,645 milhões de toneladas.

Com as lavouras em fase de colheita, a consultoria indica aumento de 3,9% na área, que ficou em 35,14 milhões de hectares. Em 2016/2017, o plantio ocupou 34,964 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.395 quilos por hectare para 3.354 quilos.

O aumento na estimativa de produção se deu por ajustes positivos nas produtividades esperadas na maior parte dos estados produtores do país. Os trabalhos de colheita vêm revelando grandes produtividades em todo o país, amparando o aumento nas estimativas.

“A exceção fica com o Rio Grande do Sul, que teve um ajuste negativo na produtividade esperada devido ao clima adverso registrado na região Sul do estado ao longo das últimas semanas”, destaca o analista de SAFRAS, Luiz Fernando Roque. “É possível vermos novos recordes de produtividades em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo”, completa.

No Norte/Nordeste, surpreendem as produtividades da região do MAPITO. O clima se mostrou positivo ao longo de todo o desenvolvimento das lavouras no país, com pequenas exceções. Tal fato trouxe um ambiente favorável para uma nova superprodução brasileira.

Conab e USDA

A própria Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou suas perspectiva sobre a safra, chegando a 113 milhões de toneladas, contra as 111 da estimativa anterior.

O montante é parecido com a previsão do USDA, que elevou sua previsão para a colheita de soja no Brasil a 113 milhões de toneladas, ante 112 milhões no levantamento anterior.

Para a Argentina, o USDA estima agora uma safra de soja de 47 milhões de toneladas, ante 54 milhões na relatório do mês passado. Já a de milho foi estimada em 36 milhões de toneladas, de 39 milhões na projeção anterior.

Veja mais notícias sobre soja

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Mais notícias do Projeto Soja Brasil

Publicada em: 21 de junho de 2018

Mesmo com o reajuste, valor ainda está muito abaixo do quanto se precisa para produzir uma saca. Em Goiás, por exemplo, teria que ser o dobro

Publicada em: 21 de junho de 2018

Segundo a meteorologia, esta temporada começou com clima típico em relação à chuvas, mas mais quente que o normal

Publicada em: 20 de junho de 2018

Impacto causado pela guerra comercial entre China e EUA pode fazer a remuneração adicional sobre o grão crescer ainda mais, caso as ameaças das duas potências se cumpram. Veja a análise completa

Publicada em: 20 de junho de 2018

Com isso, expectativa é de que cultura fique em condições ainda melhores nos próximos dias. Por enquanto 73% delas estão em ótimas condições

Publicada em: 20 de junho de 2018

Quase todos os estados apresentam tempo seco nos próximos dias. Em alguns municípios, não chove há mais de 30 dias e Ministério da Integração Nacional reconheceu calamidade