Programe-se: nova massa de ar frio se aproxima e deve gelar o país

Segundo a meteorologia, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul continuarão enfrentando baixas temperaturas

A terça-feira ainda será bastante fria no Centro-Sul do país. Nada comparado aos últimos dias, quando várias regiões registraram geadas. O dia será ensolarado com grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas baixas durante a manhã e alta durante a tarde. Já as pancadas de chuvas ficarão restritas a região Norte do Brasil.

SUL

As temperaturas continuam baixas nos três estados da Região Sul, isto ocorre por conta da massa de ar frio que ainda predomina sobre a região. Esta massa de ar inibe a formação de nuvens carregadas, assim o dia será ensolarado, e com uma leve elevação nas temperaturas durante a tarde. Destaque para as primeiras horas do dia, onde há possibilidade para geadas nas áreas mais altas do estado gaúcho e catarinense.

SUDESTE

São poucas instabilidades que atuam sobre o Sudeste, chove somente em pontos isolados do extremo norte de Minas Gerais. Nas demais áreas mineiras e nos três estados da Região o tempo firme predomina, com dia ensolarado e grande amplitude térmica, ou seja, grande variação entre a temperatura mínima e a máxima. Novamente teremos uma manhã bastante gelada entre o sul de Minas Gerais e o extremo norte de São Paulo, com risco geada nas áreas mais altas de Minas Gerais e São Paulo ao amanhecer.

CENTRO-OESTE

O tempo seco ainda predomina em boa parte do Centro-Oeste do Brasil, a passagem da frente fria neste último sábado trouxe uma massa ar de ar seco que ainda persiste. A exceção do tempo firme fica no norte dos estados do Mato Grosso e Goiás, onde a umidade da Amazônia se encarrega de formar instabilidades, assim há grande chance para a ocorrência para pancadas de chuva.

NORDESTE

Os ventos úmidos do mar trazem muita chuva para todas as cidade costeiras entre o Maranhão e Ceará, mantendo o dia bem chuvoso com possibilidade para transtornos. No litoral baiano também chove e com volumes bem expressivos, isto por conta da passagem da frente fria que deve organizar diversas instabilidades. Nas demais áreas a chuva chega em forma de pancadas isoladas, com acumulados bem pouco expressivos.

NORTE

Nesta terça-feira há possibilidade para pancadas de chuva em todos os estados da Região Norte, com destaque para chuvas volumosas entre o norte do Pará e Roraima, mas apenas no sul de Rondônia a massa de ar seco e frio ainda influência, inibindo a formação de nuvens carregadas em algumas dessas cidades.

QUARTA-FEIRA

SUL

O frio continua em toda a Região Sul do País, e novamente há condições para geada nas áreas de serra, pois o céu claro e temperaturas baixas devem predominar nesta áreas. A massa de ar frio tem como característica ser mais seca, desta forma a umidade relativa começa a ficar mais baixa nas horas mais quentes do dia, principalmente no interior paranaense e de Santa Catarina. Mais um dia de tempo aberto, com poucas nuvens. A exceção fica por conta da faixa litorânea paranaense, onde a chuva retorna, mesmo de maneira muito fraca no final do dia, devido à passagem de uma frente fria próxima a costa.

SUDESTE

Uma nova frente fria se forma na altura do litoral sul paulista, e mesmo bastante afastada da costa, favorece condições para pancadas de chuva isolada e de fraca intensidade em áreas litorâneas da região Sudeste. Nas áreas do interior, mais uma vez o tempo firme predomina, e o sol aparece entre poucas nuvens ao longo de todo o dia. O amanhecer será com sensação de frio, dessa vez com menos intensidade do que em dias anteriores, e a tarde as temperaturas aumentam gradualmente.

CENTRO-OESTE

A massa de ar seco recua um pouco mais em Goiás, possibilitando que as chuvas ocorram de maneira mais localizada na parte central do estado, incluindo a capital federal, assim como no norte do Mato Grosso. Nas demais áreas e no Mato Grosso do Sul o tempo firme ainda prevalece, mas com temperaturas mais baixas pela manhã, com rápida elevação nas temperaturas durante a tarde.

NORDESTE

O tempo abre em boa parte do interior nordestino, e a chuvas se concentram nas faixas litorâneas, com destaque para o sul do litoral baiano e litoral do Maranhão, onde as chuvas prometem ser bastante volumosas.

NORTE

A massa de ar seco continua a influenciar Rondônia, dificultando a formação de chuvas em boa parte do estado, inclusive na capital. Mas o calor e umidade ainda garantem a formação de nuvens carregadas nos demais estados, e novamente haverá chuva volumosa no norte do Pará.

QUINTA-FEIRA

SUL

As temperaturas continuam baixas, pois uma nova área massa de ar frio avança sobre o estado gaúcho, intensificando o frio, derrubando ainda mais as temperaturas no Rio Grande do Sul. O tempo firme e seco ainda predomina nos três estados, porém há exceção para as cidade do litoral paranaense e no extremo nordeste de Santa Catarina, onde há possibilidade para chuva leve, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar.

SUDESTE

A massa de ar frio e seca perde mais espaço assim as pancadas de chuva voltam a ocorrer em quase todo o estado Mineiro (com exceção do centro-sul e triângulo do estado), no Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do litoral paulista, por conta dos ventos do mar que espalham instabilidades e consequentemente provocam chuva isolada.

CENTRO-OESTE

O ar seco perde mais espaço, se limitando ao oeste do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde encontramos o regime de temperaturas baixas pela manhã, dia ensolarado, poucas nuvens e umidade relativa caindo à tarde. Em Goiás e Brasília existe a possibilidade de pancadas de chuva isolada ao fim da tarde e as temperaturas se elevam com mais facilidade.

NORDESTE

O tempo firme e o calor predominam em quase todo o interior no nordeste, principalmente na Bahia e Piauí. No litoral, novamente encontramos os maiores acumulados de chuva, em especial os dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

NORTE

A umidade e calor trazem grandes chances para pancadas de chuva em quase todos os estados da região, com exceção do Acre e Rondônia, onde o ar frio prevalece. No estado de Tocantins o tempo fica aberto em grande parte do estado, inclusive na capital.

Veja mais notícias sobre soja