Programe-se: veja a previsão do tempo para os próximos dias na sua região

Segundo a meteorologia, uma massa de ar polar segue derrubando as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste, com risco para geadas

Uma massa de ar polar atua em parte do Brasil e deixa o tempo aberto na faixa que começa no Rio Grande do Sul, passa por São Paulo e Rio de Janeiro e segue até o Acre. Nestas áreas, o dia começa com frio, inclusive com recordes de menor temperatura do ano em diversos municípios e capitais. A segunda-feira também começa com tempo firme no interior do Nordeste, mas faz calor. Chove no litoral nordestino, em parte da Região Norte e entre o norte de Goiás e de Minas Gerais e o Espírito Santo, ainda por causa de uma frente fria.

SUL

Nesta segunda-feira uma massa de ar polar continua sobre o Sul. Novamente não se descarta risco para geada nos pontos mais altos dos três estados, além de temperaturas negativas e próximas de zero. cidades como Palmas, Guarapuava e Curitiba podem registrar geada. Neste dia boa parte da Região Sul apresenta deve apresentar as menores mínimas do ano. Por outro lado, com o tempo firme retorna e o sol predomina na maior parte do dia.

SUDESTE

Uma massa de ar polar mantém o tempo frio e seco em boa parte do Sudeste nesta segunda-feira. Há condição para registro de geada em pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, aliás em áreas turísticas como Monte Verde (MG,) Campos do Jordão (SP) e o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) podem registrar temperaturas próximos de zero grau. O frio pode ser recorde em várias cidades do estado de São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Por outro lado, em áreas entre o norte do Espírito Santo e norte mineiro, ainda há possibilidade para pancadas de chuva isoladas e a temperatura não cai tanto.

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira, as baixas temperaturas são destaque pela manhã, inclusive em todas as capitais do Centro-Oeste devido ao avanço de uma massa de ar polar. Inclusive, não se descarta ocorrência de geadas em áreas mais próximas ao Paraná. A tarde o tempo segue firme e a presença do sol já não deixa a sensação térmica tão desagradável. Ainda pode chover, mas de maneira bem isolada sobre as áreas do norte do Mato Grosso.

NORDESTE

Uma frente fria na altura do sul baiano provoca chuva em grande parte do estado nesta segundafeira. A temperatura mínima e a máxima diminuem no centro sul baiano. Do Maranhão até Alagoas e Rio Grande do Norte, áreas de instabilidade causam pancadas entre tarde e à noite. O tempo só fica firme entre o norte da Bahia e parte de Sergipe.

NORTE

Na segunda-feira, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 14°C no sul de Rondônia e do Acre, caracterizando um fenômeno conhecido como friagem na região Norte, que corresponde a quando os ventos de origem polar conseguem até o Acre e Rondônia. Durante a tarde volta a fazer calor em todos os estados. Além disso, áreas de instabilidade tropical mantém a condição para chuva em grande parte do Norte, com previsão de maiores volumes na faixa norte da região, inclusive em Belém, Macapá, Boa Vista e Manaus.

TERÇA-FEIRA

SUL

O frio continua intenso na madrugada especialmente entre pontos mais altos do Paraná e Santa Catarina na terça-feira. Uma massa de ar seco e frio inibe a formação de nuvens de chuva, portanto a previsão é de sol entre poucas nuvens no Sul.

SUDESTE

Na terça-feira, poucas instabilidades atuam sobre o sudeste, provocando chuva apenas em pontos isolados do extremo norte de Minas Gerais. As temperaturas máximas e mínimas mais baixas continuam sendo o destaque na maior parte do Sudeste, porém a condição para geada diminui.

CENTRO-OESTE

Terça-feira pode chover de forma fraca e isolada sobre o noroeste do Mato Grosso, nas demais áreas a previsão é de tempo firme. O frio continua pela manhã entre o sul mato-grossense, parte de Goiás e Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Na terça-feira a chuva se intensifica em todo o litoral baiano, o que faz com que as temperaturas caiam com relação aos dias anteriores. Entre o Maranhão e o Ceará há chance para pancada de chuva intercalada com períodos de melhoria. Onde o tempo fica seco, o calor é maior, como é o caso do sul maranhense e piauiense.

NORTE

Há previsão de chuva forte entre Manaus, Boa Vista, noroeste do Amazonas, Belém e Macapá na terça-feira. Nas demais áreas chove de forma isolada. No Tocantins, Acre e Rondônia previsão de tempo firme. Destaque para a baixa temperatura pela manhã ao sul da região Norte. A temperatura continua mais baixa pela Manhã entre o Acre e Rondônia, com mínimas em torno de 15°C.

 

QUARTA-FEIRA

SUL

A manhã de quarta-feira continua gelada em pontos mais altos e serras dos estados do Sul. Durante a tarde o sol aparece entre poucas nuvens, mas a temperatura não sobe tanto, mantendo a sensação de frio nos três estados da região. Apenas no extremo noroeste do Paraná a temperatura fica ligeiramente mais agradável.

SUDESTE

Na quarta-feira a amplitude térmica aumenta sobre o Sudeste, ou seja, as manhãs continuam geladas na maior parte da região, porém a tarde a temperatura sobe um pouco mais que nos dias anteriores. Há previsão de chuva apenas em pontos isolados ao norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, nas demais áreas tempo seco.

CENTRO-OESTE

As temperaturas continuam mais baixas pela manhã entre o sul do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. A tarde o sol aparece e garante grande amplitude térmica, assim a sensação de frio a tarde diminui. O tempo ainda fica seco em grande parte da região e pode chover apenas de forma muito isolada sobre o noroeste do Mato Grosso.

NORDESTE

A tendência nos próximos dias é de tempo seco e quente no interior do Nordeste, contrastando com as chuvas no litoral da Região. Esta condição é típica desta época do ano e persiste por vários dias.

NORTE

A chuva se espalha por boa parte da região Norte na quarta-feira. Apenas sobre o Tocantins, Acre e Rondônia a chance para chuva é menor. As mínimas seguem baixas ao sul da região e elevadas a tarde em todo o Norte.

 

Veja mais notícias sobre soja