Rio Grande do Sul finaliza plantio da soja e chuvas ajudam desenvolvimento

Segundo a Emater, grande parte das lavouras estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Com retorno das precipitações lavouras se recuperam

O plantio de soja está praticamente terminado no Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Emater, 99% da área de 5,7 milhões de hectares já foi semeada. Na região Norte, as recentes precipitações ocorridas diminuíram o déficit hídrico; no entanto, é cedo para avaliar uma eventual ocorrência de perdas na cultura. Se a chuva persistir, é provável que não ocorram perdas nas lavouras de soja na região.

Já em municípios das regiões da Fronteira Oeste e Campanha, a chuva da semana prejudicou os trabalhos de finalização do plantio de algumas áreas e o desenvolvimento das áreas já plantadas. Percebem-se problemas fitossanitários e a necessidade de alguns replantes das lavouras devido à alta umidade do solo.

Nas regiões da Produção e Noroeste, percebe-se atraso no desenvolvimento das lavouras comparado aos anos de normalidade. Por ocasião da instalação da cultura, já apresentava sinais de dificuldade que, no entanto, foram amenizados em função das recentes chuvas ocorridas.

Nas regiões do Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí, de maneira geral a cultura da soja apresenta stand com plantas irregulares dentro dos talhões das lavouras, principalmente em áreas semeadas no final de outubro e início de dezembro. Nas lavouras do final de outubro, observa-se morte de plantas devido ao excesso de umidade no solo; por outro lado, nas semeadas no início de dezembro, o volume de chuvas não foi suficiente para germinação da totalidade das sementes. Embora esse diferente efeito das precipitações entre as lavouras, a regularização da umidade proporcionou bom desenvolvimento vegetativo na semana.

Nos municípios das regiões da Fronteira Noroeste e Missões, foram identificados diversos focos de ferrugem asiática, sendo antecipado o controle com fungicidas, o que vai acarretar um aumento de aplicações nesta safra que se inicia.

Restando poucas áreas a serem implantadas, de modo geral a cultura avança no estado. As lavouras encontram-se majoritariamente na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, com 89% das lavouras. Algumas áreas iniciam a fase de enchimento de grãos, no entanto, em percentual ainda pouco expressivo no estado, aproximadamente 1%.

Veja mais notícias sobre soja