Saiba quem são os vencedores do concurso Personagem Soja Brasil 2017/2018

Nesta temporada, mais de 12 mil pessoas ligadas à cadeia produtiva da soja participaram da votação recorde. Confira aqui os vencedores!

Daniel Popov, de São Paulo
Valorizar produtores e profissionais que fazem da soja o principal produto do agronegócio brasileiro. Este é o objetivo do concurso cultural Personagem Soja Brasil. Nesta 4ª edição, oito participantes tiveram suas histórias contadas para toda a comunidade agropecuária do país e receberam o maior volume de votação da história da disputa.

O Projeto Soja Brasil convidou os seus parceiros e patrocinadores para ajudar na indicação de quatro produtores rurais e quatro pesquisadores, todos referências em suas comunidades. Ao todo foram premiados quatro participantes. Dois escolhidos através de votação popular, encerrada no dia 1 de março, um de cada categoria (produtor e pesquisador). E outros dois, escolhidos através de uma comissão julgadora, sendo também um produtor e um pesquisador.

Vencedores voto popular

Após mais de um mês de votação, foram computados mais de 12 mil votos no site do Projeto Soja Brasil. Os vencedores no voto popular foram: 

Produtor

Roberto Chioquetta, de Campo Novo do Parecis (MT), apostou todas as suas fichas no desbravamento do Centro-Oeste, em busca de uma vida melhor. Para expandir a produção e melhorar os custos fez muitos testes, até descobrir o que dava certo na região.

“Estou muito feliz em estar entre os vencedores e ter meu trabalho reconhecido. Espero ainda ajudar muita gente a conseguir os melhores resultados no campo”, diz Chioquetta.

Relembre a história do agricultor:
Clique e assista!

Pesquisador

O pesquisador Leandro Zancanaro poderia ter seguido os passos do pai e se tornado um produtor rural, afinal passou toda a infância ajudando na lida diária da fazenda. Mas, ao avançar nos estudos percebeu na pesquisa uma paixão e, naturalmente, escolheu a área de solo para se especializar.

Agradeço a todos meus amigos e parceiros que ajudaram em minha trajetória até aqui. Tenho orgulho em saber que nosso trabalho ajudará a agricultura brasileira”, diz Zancanaro.

Relembre a história do pesquisador:
Clique e assista!

 

Vencedores comissão julgadora

Escolher o melhor entre os melhores não é uma tarefa fácil. Por isso, o Projeto Soja Brasil reuniu seus parceiros para destacar dois elos fundamentais na cadeia produtiva da soja: produtor e pesquisador. Uma comissão julgadora elegeu um destaque em cada área.

Produtor

A produtora rural Roseli Gianchini, do município de Cláudia (MT), não só enfrentou a dificuldade fazer suas próprias pesquisas para que suas lavouras tivessem uma boa produtividade (em uma época que Mato Grosso ainda era pouco explorado), como também precisou lidar com o preconceito por ser mulher.

“Sinto que represento todas as mulheres que atuam no campo. Quero agradecer as associações e entidades que nos dão ajuda no dia-a-dia e dizer que me sinto representada por elas”, diz Roseli.

Relembre a história da produtora:
Clique e assista!

Pesquisador

Ademir Assis Henning é um pesquisador muito respeito por colegas e também por alunos. Uma de suas premissas, inclusive, tem sido adotada por outros especialistas: Não adianta apenas fazer a pesquisa, é preciso divulgá la aos produtores. Para ele, se a pesquisa não fosse compartilhada o Brasil não estaria no patamar de grande celeiro mundial de alimentos.

“Acho que isso é fruto dos 44 anos de trabalho duro na pesquisa. Agradeço a cada um dos alunos pela oportunidade de repassar os conhecimentos que chegarão aos produtores”, diz Henning.

Relembre a história da produtora:
Clique e assista!