Semana começa com chuvas em todas as regiões do país

Segundo a meteorologia, as instabilidades só perdem força a partir de quarta-feira desta semana, quando boa parte dos estados terão tempo firme. Veja a previsão completa!

A segunda-feira começa com tempo firme na maior parte do Brasil, depois de uma frente fria que causou temporal e queda de granizo em mais de 20 cidades da região Sul. Esse sistema ainda pode influenciar nas precipitações no decorrer desse dia no Sudeste. O tempo seco começa a trazer dor de cabeça para pelo menos quatro municípios, que já estão a mais de 100 dias sem receber qualquer volume de água, segundo o Inmet. Pelas estações automáticas do instituto, 217 cidades no Brasil apresentaram umidade do ar iguais ou abaixo dos 30%. Destes, seis foram em capitais que entram em estado de atenção.

SUL

O dia é instável no leste, centro e norte do Paraná, com a ação de ventos que sopram do mar e também a mais de 10 quilômetros de altura, conhecidos por Corrente de Jato, associadas a uma frente fria afastado da costa. É por isso que tem previsão de chuva forte em Curitiba e litoral do Paraná, incluindo litoral norte de Santa Catarina somente no período da manhã. Já no restante do Sul uma massa de ar seco avança, o que mantém o tempo seco e com temperaturas mais baixas, e potencial para geadas em áreas de serra dos três estados.

SUDESTE

O avanço de uma frente fria pelo Sudeste favorece o tempo instável e com formação de chuvas entre o oeste, centro, sul e leste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e litoral do Rio de Janeiro. Não se descarta chuva forte já no início do dia no território paulista. Por outro lado, nas demais áreas do Sudeste o tempo seco e quente ainda predominam. A temperatura no estado de São Paulo já apresenta declínio a partir da tarde, por conta dos ventos que sopram do quadrante sul, enquanto no Rio de Janeiro antes da chuva chegar o calor aumenta

CENTRO-OESTE

Na segunda-feira, a chuva retorna para o sul do Mato Grosso do Sul, formada por áreas de instabilidade após a passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo. A temperatura cai nesta área pelo excesso de nuvens e também pelos ventos que passam a soprar do quadrante sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, nada muda e o tempo segue firme, e com temperaturas em elevação à tarde.

NORDESTE

Na segunda-feira, a novidade é a chuva mais forte e volumosa, concentrada entre João Pessoa e Maceió. Ainda chove de forma mais isolada do Recôncavo baiano até o leste de Alagoas e também no extremo norte do Maranhão. O calor é intenso no sertão, assim como os baixos índices de umidade relativa do ar nessa área.

NORTE

Na segunda-feira, o tempo seco ainda predomina em grande parte do sul da Região, e assim entre o Acre até o Tocantins o sol brilha ao longo do dia. Em outras áreas do Norte não há mudanças nas condições do tempo, e a chuva ainda acontece por instabilidades tropicais.

Terça-feira

SUL

O dia começa frio no Sul do Brasil, com condição até mesmo para formação de geadas
no interior gaúcho. Somente em áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, e litoral sul de Santa Catarina, a circulação dos ventos no oceano mantém o tempo instável, e com chuva de fraca intensidade. Inclusive no norte e leste paranaense, também há risco de chuva, só que em forma de pancadas e ainda sob influência da passagem do sistema frontal.

SUDESTE

Uma frente fria na altura do Sudeste mantém a condição para chuva, em grande parte de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais com acumulados que podem ser expressivos nas áreas litorâneas. As temperaturas diminuem nas áreas de chuva, justamente por causa do tempo fechado e os poucos períodos de sol ao longo do dia.

CENTRO-OESTE

Uma frente fria no Sudeste aumenta a nebulosidade no Mato Grosso do Sul e pode até provocar chuva em pontos isolados próximos a divisa com São Paulo. Nas demais áreas do Centro-Oeste o ar seco ainda atua e não deixa as nuvens carregadas se formarem. À tarde as temperaturas ficam elevadas entre Goiás e Mato Grosso, o que mantém a sensação de tempo abafado.

NORDESTE

Na terça-feira, as instabilidades atuam no litoral do Nordeste e favorecem a chuva rápida ao longo do dia, mas os acumulados não devem ser muito elevados. O tempo fica firme em Maranhão, Piauí e oeste do Ceará e de Pernambuco, além do interior Baiano, onde além do tempo seco o calor segue forte.

NORTE

Na terça-feira a chuva segue em grande parte da metade norte da Região, mas o destaque é o retorno das chuvas no Acre, com condições para chover no seu oeste, mas com acumulados baixos. Entre Rondônia e Tocantins o tempo segue firme, e nas demais áreas o tempo é instável e com potencial para pancadas de chuva.

Quarta-feira

SUL

A massa de ar seco toma conta da maior parte do sul do país, ainda garante uma manhã gelada, porém sem extremos. Ao longo do dia, o sol predomina na maior parte da Região,
mesmo assim as temperaturas seguem amenas. Já no litoral, a circulação dos ventos mantém chuva fraca em toda a costa catarinense e paranaense. A partir de quinta-feira a chuva ganha intensidade novamente no Sul do Brasil, com acumulados que podem ser elevados no centro-oeste paranaense. Chove também em Santa Catarina e no norte gaúcho.

SUDESTE

A chuva perde intensidade conforme a frente fria se afasta. O tempo seco volta predominar em grande parte do interior da Região, apenas na costa os ventos úmidos ainda mantêm o tempo instável. As temperaturas seguem amenas em grande parte da Região. A partir de quinta-feira os acumulados voltam a ser expressivos no interior do Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas. Desta vez a chuva é mais persistente e deve durar até o fim de semana.

CENTRO-OESTE
Na quarta-feira, a frente fria se afasta cada vez mais da costa do país e por isso já não tem mais risco de chuva no Centro-Oeste. O tempo seco volta a predominar nos três estados, e a tarde será marcada por sol e muito calor.

NORDESTE

Quarta-feira de instabilidades perdendo força no litoral sul da Bahia. Por enquanto ainda chove nas demais áreas litorâneas do Nordeste, e apenas no interior a massa de ar seco favorece para a elevação das temperaturas com o predomínio de sol.

NORTE

Na quarta-feira, a massa de ar seco ainda favorece a persistência do tempo seco entre o sul do Acre até o Tocantins. No extremo norte do Brasil, mais um dia de bastante nebulosidade e risco para pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Veja mais notícias sobre soja