Soja: confira a previsão do tempo até o fim de semana

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm previsão de muitas chuvas nos próximos dias. As temperaturas seguem elevadas

A quinta-feira começa com tempo firme e variação de nebulosidade em grande parte das regiões brasileiras, com exceção da região Sul. Por lá, o avanço de uma frente fria provoca chuva e descargas elétricas na fronteira sul e costa leste do Rio Grande do Sul e aumento de nebulosidade em Santa Catarina. Na região Norte e parte do Centro-Oeste, instabilidades tropicais provocam chuva durante a madrugada. Nas demais regiões brasileiras predomina o tempo firme, sendo que a maior concentração de nebulosidade fica nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quinta-feira

SUL

A frente fria avança pelo sul do país e as chuvas se espalham pelos três estados da região. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os mais afetados e há risco para chuva forte entre o norte gaúcho e Santa Catarina, enquanto na metade sul gaúcha a chuva é volumosa e persistente ao longo do dia, com muitas nuvens e tempo mais fechado. Nas demais áreas dos três estados, a chuva será mais localizada e influenciada pela combinação de calor e umidade e sem previsão de grandes acumulados. Porém, no interior do Paraná, há risco para queda de granizo. Nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul, o tempo mais fechado diminui a sensação de calor ao longo do dia, e no restante da região o calor continua.

SUDESTE

A primeira quinta-feira de 2019 tem previsão para pancadas de chuva em grande parte do Sudeste, mas são aquelas pancadas típicas de verão, influenciadas pelo calor e umidade presente na atmosfera. Especialmente entre o sul de Minas Gerais e o Norte de São Paulo, a chuva pode ocorrer de forma mais expressiva e vir acompanhada de descargas elétricas. No interior paulista, há risco pontual para queda de granizo. A aproximação de uma frente fria do sul do país aumenta a sensação de calor na região e as temperaturas máximas previstas ficam mais elevadas no Sudeste

CENTRO-OESTE

A chuva persiste em todo o Centro-Oeste por influência de fortes ventos em altitude que transportam umidade da Amazônia para o centro brasileiro. O sol predomina na primeira metade do dia e as temperaturas seguem em elevação. Entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a combinação de calor e umidade favorecem pancadas acompanhadas por trovoadas, enquanto Mato Grosso do sul há risco para rajadas de vento de até 60km/h. Já em Goiás, a chuva acontece de forma bastante pontual e sem previsão de grandes volumes. Apenas no nordeste goiano o sol predomina.

NORDESTE

O calor segue predominando em toda a região e a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e entre o litoral da Paraíba até Salvador, mas o dia ainda será aproveitável para as atividades ao ar livre devido ao predomínio de sol. Nas demais áreas entre interior baiano e de Pernambuco, uma massa de ar seco garante um dia ensolarado.

NORTE

Os modelos de previsão indicam um aumento da possibilidade de chuva mais forte entre Amazonas e Acre. Até com previsão de bons acumulados em Manaus e Rio Branco. Nas demais áreas do Norte também tem previsão de chuva, só que de forma mais pontual e sem grandes volumes. Apenas no leste do Tocantins, o sol predomina. O tempo segue abafado em todo o Norte

Sexta-feira

SUL

A frente fria segue avançando pela região Sul e combinado aos ventos em altitude, mantém a condição para pancadas de chuva sobre grande parte da região no decorrer da primeira sexta-feira de 2019. Desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, há expectativa de chuva mais intensa, tempo fechado, com risco de temporais, trovoadas, rajadas de vento e transtornos. Os acumulados de água no interior gaúcho podem chegar até 70 milímetros em apenas 24 horas. Apenas no extremo sul gaúcho o tempo firme volta a predominar, conforme a frente fria se afasta do estado, porém os ventos em altitude mantém grande concentração de nebulosidade. As temperaturas declinam em toda a região, devido aos poucos períodos de sol ao longo do dia.

SUDESTE

A chegada de uma frente fria ao litoral sul de São Paulo favorece fortes pancadas de chuva na região. Aliás, o tempo fica fechado entre o interior paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde são esperados volumes de água expressivos. Apenas no norte mineiro, o tempo firme predomina por influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. As temperaturas diminuem gradualmente entre São Paulo e sul de Minas Gerais, devido ao aumento de nebulosidade. Já nas demais áreas o calor predomina.

CENTRO-OESTE

O tempo pouco muda na região. Ainda são esperadas pancadas em grande parte do Centro-Oeste, onde a chuva será mais forte no sul de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais e rajadas de vento de até 60 km/h, enquanto no nordeste de Goiás, a massa de ar seco predomina e inibe a formação de nuvens carregadas. Nas demais áreas a chuva acontece somente a partir da tarde, após um dia quente e abafado.

NORDESTE

Sexta-feira de chuva persistente em toda a faixa norte do Nordeste e na costa leste na primeira sexta-feira de 2019. Nas demais áreas do interior do Nordeste, o tempo segue firme e sem previsão de chuva significativa. O dia começa abafado, porém será no período da tarde que o calor ganha força em toda a região mesmo onde tem condição de chuva.

NORTE

Sexta-feira de pouca mudança no tempo do norte brasileiro, com chuva mais expressiva entre o norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas do Norte a chuva será em forma de pancada mais isolada. O calor e tempo abafado predominam mais uma vez sobre a região. Sol persiste na faixa leste do Tocantins.

Sábado

SUL

Sábado de instabilidades predominando desde a região central do Rio Grande do Sul até o Paraná. São esperadas pancadas de chuva a qualquer hora do dia e muita nebulosidade, por influência de ventos em altitude que transportam umidade para o sul do país. As pancadas são fortes, com trovoadas, rajadas de vento e acumulado expressivo. Apenas na região da Campanha e no sul gaúcho o tempo firme ainda predomina, porém com muitas nuvens. O sol volta a aparecer por mais períodos durante o dia e as temperaturas voltam a subir gradualmente.

SUDESTE

Há atuação de uma frente fria na costa do Sudeste e com isso as pancadas de chuva ganham força em grande parte da região. São esperadas pancadas fortes e volumosas entre São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul mineira. Somente no norte mineiro o sol ainda predomina e não chove. A temperatura diminui onde a chuva será mais intensa e as temperaturas ficam amenas entre São Paulo e sul de Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

Sábado de tempo instável em todo a região. A combinação de calor e umidade, que é transportada pelos ventos em altitude, favorecem mais um dia de calor e pancadas de chuva no final do dia. Há risco de pancadas mais fortes em Mato Grosso do Sul, com queda de granizo e rajadas de até 50 km/h.

NORDESTE

Instabilidades se espalhando pelo nordeste, alcançando áreas do interior, como o oeste e norte baiano. São esperadas pancadas de chuva em grande parte do nordeste, por influência de fortes ventos em altos níveis da atmosfera. Apenas no centro da Bahia, o tempo firme persiste. O calor predomina em todos os estados nordestinos.

NORTE

Instabilidades se espalhando por toda a região, por conta da combinação de calor e umidade. Dessa vez chove em todos os estados, e a chuva mais forte acontece entre Amazonas e Pará. Mesmo com chuva o dia será quente e abafado.

Domingo

SUL

A previsão é de que as chuvas continuem em forma de pancada na maior parte do Sul do país. Com destaque para os maiores volumes previstos no interior gaúcho, garantindo risco para temporais e transtornos. Nos próximos dias o calor predomina em toda a região.

SUDESTE

A tendência é de chuvas perdendo intensidade gradualmente no Sudeste. Uma massa de ar seco avança pela região e garante mais períodos de sol, aumentando a sensação de calor. No entanto, há risco pontual para chuva de verão no final do dia.

CENTRO-OESTE

As chuvas diminuam entre Goiás e Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. As temperaturas mais elevadas dos próximos dias ocorrem próximas à fronteira com o Paraguai, ou seja, sobre o estado de Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

A tendência é de que esse padrão de instabilidades siga se espalhando pela região e as chances aumentam para pancadas isoladas durante a tarde para todo o nordeste.

NORTE

O padrão tropical continua nos próximos dias, com sensação de tempo abafado e pancadas localizadas espalhadas pela região.

Veja mais notícias sobre soja