Soja sobe 2% em julho com indefinição acerca do frete

Nos seis dias do mês, vendedores deixaram de comercializar grandes volumes, temerosos com os problemas de logística

O preço da soja subiu 2% na parcial de julho, no Paraná, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na sexta, dia 6, a saca de 60 quilos estava avaliada em R$ 81,99. Já o indicador Esalq/BM&FBovespa para Paranaguá (PR) fechou a semana passada com alta de 1,85%, registrando negócios em torno de R$ 88,14 por saca.

De acordo com pesquisadores da instituição, vendedores estão fora do mercado para fechamentos de grandes volumes, atentos aos problemas logísticos, como a indefinição acerca da tabela do frete.

Vale lembrar que boa parte da safra 2017/2018 já foi negociada, sendo outro aspecto que deixa esses agentes reticentes para novas aquisições”, destaca publicação do Cepea.

Quanto aos derivados, as negociações de farelo de soja têm sido apenas pontuais. Devido aos preços ainda elevados, compradores consultados pela entidade demonstram interesse em buscar substitutos, como farelos de amendoim e de algodão e torta de algodão. Dessa forma, os preços de farelo de soja ficaram estáveis na média das regiões acompanhadas.

 

Veja mais notícias sobre soja