Soja: veja a previsão do tempo para o fim de semana

Segundo a Somar Meteorologia, a região Centro-Oeste deve registrar chuvas mais intensas a partir de sábado

A última sexta-feira do ano começa começa com instabilidade que atravessam desde o norte do Brasil até a região Sudeste, núcleos profundos de chuva sobre os estado de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na região Sul e no estado de São Paulo predomina o tempo firme, exceto na fronteira sul do estado gaúcho que tem aumento de nebulosidade pela aproximação de uma frente fria.

Sexta-feira

SUL

Na sexta-feira a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e as instabilidades aumentam no decorrer do dia. Antes da chuva o sistema favorece o aumento das temperaturas, garantindo um dia muito quente e abafado, devido aos ventos que sopram do quadrante norte nos três estados. Até a noite tem previsão para pancadas de chuva em toda a região Sul, mas ainda com volumes baixos e sem transtornos, e no Rio Grande do Sul as pancadas são isoladas.

SUDESTE

Na sexta-feira a chuva segue persistente em todo o Sudeste do Brasil, mesmo com a frente fria se afastando em direção ao oceano. Tem risco para temporais no norte de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais por influência de ventos em altitude e uma região de baixa pressão na costa paulista. Nestas áreas o volume de chuva pode ficar elevado e não se descarta a possibilidade de queda de granizo entre o norte paulista, sul mineiro e Vale do Paraíba. No estado de Minas, como tem muitas nuvens, as temperaturas não conseguem subir muito devido as poucas aberturas de sol. Já em São Paulo, faz calor à tarde e o tempo fica bem abafado, o que potencializa as pancadas de chuva no final do dia.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira, o sul de Goiás e o noroeste de Mato Grosso recebe fortes pancadas de chuva ao longo do dia, por influência de ventos no alto da atmosfera. Por causa da nebulosidade ainda predominar em Goiás a temperatura segue amena no estado. Nas demais áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais irregular e somente no final do dia, após períodos de sol entre a manhã e à tarde. Devido aos períodos de sol, a temperatura sobe ao longo da tarde, garantindo um dia quente em grande parte da região;

NORDESTE

Na sexta-feira, um sistema conhecido por Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua no Nordeste e mantém o risco para chuva no litoral norte da região. O dia será com muitas nuvens e pancadas a qualquer momento em toda a faixa norte. Chove também no sul do Maranhão e em grande parte da Bahia. O tempo fica firme, apenas com nebulosidade variável, entre o Recôncavo Baiano e o Piauí e sul do Ceará.

NORTE

Na sexta-feira as pancadas seguem de fraca intensidade em Roraima, enquanto nas demais áreas do Norte as pancadas acontecem a qualquer hora do dia, e estão associadas pela combinação de calor e umidade . A nebulosidade também predomina em Rondônia, no Acre e no interior do Amazonas. Em Tocantins a chuva segue forte no sul do estado. Tempo abafado ao longo do dia em toda a região.

Sábado

SUL

No sábado a frente fria se afasta em direção ao oceano, porém os ventos em altitude e mais uma área de alta pressão na costa gaúcha mantém o risco para pancadas de chuva em grande parte do sul do país. As pancadas são fracas e isoladas entre desde o centro gaúcho até o Paraná. Aliás, já potencial para as pancadas ser acompanhadas por trovoadas. Somente no sul do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina. O calor continua em toda a região.

SUDESTE

Sábado de chuva em grande parte do Sudeste, por influência de fortes ventos em altitude e a região de baixa pressão que agora se localiza próxima a costa do Rio de Janeiro. São esperadas pancadas de forte intensidade em Minas Gerais, não se descarta a possibilidade para queda de granizo e trovoadas. As instabilidades entre o centro e o leste paulista diminuem, e as pancadas que acontecer são isoladas e de fraca intensidade, entre períodos de melhoria ao longo do dia. As temperaturas seguem em elevação na região, mantendo a sensação de calor.

CENTRO-OESTE

Sábado de pancadas de chuva em toda a região Centro-Oeste. A chuva acontece de forma mais intensa entre Goiás e faixa leste e sul de Mato Grosso, e a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da região, as pancadas somente acontecem a partir da tarde, após uma tarde de sol e tempo abafado.

NORDESTE

Sábado de instabilidades persistentes pelo interior nordestino e norte da região, por influência de ventos em altos níveis da atmosfera e os ventos que sopram do mar contra a costa. São esperadas pancadas de chuva entre grande parte da Bahia, até Maranhão e norte do Ceará. Nas demais áreas o tempo segue firme e ensolarado. Mesmo com ou sem chuva, o dia será quente e abafado.

NORTE

Sábado de pouca mudança no tempo da região Norte. A combinação de calor e umidade garantem pancadas de chuva em todos os estados, preferencialmente a partir da tarde. A chuva é mais fraca e isolada em Roraima. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, assim será mais um dia de calor.

Domingo

SUL

No domingo, novas áreas de instabilidades se aproximam do sul do país. A sensação de calor persiste nos três estados, e as pancadas de chuva entre Santa Catarina e Paraná acontecem principalmente a partir da tarde. Já no Rio Grande do Sul, a chuva acontece a qualquer hora do dia e são esperadas pancadas mais fortes e com trovoadas especialmente na fronteira oeste gaúcha e região da campanha.

SUDESTE

Domingo de tempo instável em grande parte do Sudeste, por conta dos ventos em altitude e a persistência de uma região de baixa pressão na costa do Espírito Santo. As pancadas são fortes e com potencial para temporais entre Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto no norte mineiro o tempo fica bastante fechado com pancadas a qualquer hora. Entre a faixa leste paulista e o sul do Rio de Janeiro, o tempo firme predomina. Já no interior paulista, a chuva é fraca e isolada. O calor predomina em grande parte da região, apenas entre Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo mais fechado mantém as temperaturas amenas.

CENTRO-OESTE

Domingo de chuva nos três estados da região, por influência de fortes ventos no alto da atmosfera. A chuva será mais forte e com trovoadas entre o oeste de Goiás e leste de Mato Grosso. No restante do Centro-Oeste, as nuvens carregadas se formam no final do dia, mantendo o risco para pancadas de chuva sem grandes volumes. O calor segue predominando.

NORDESTE

Domingo de instabilidades avançando pelo interior da região. Chove entre grande parte da Bahia, Maranhão, Piauí e norte do Ceará. Nas demais áreas nordestinas, o sol predomina e o tempo segue firme. Apenas entre o oeste o sul da Bahia, o tempo fica mais fechado, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. As temperaturas seguem elevadas.

NORTE

Domingo de chuva em toda a região nortista. Os períodos de sol entre a manhã e a tarde aumentam a sensação de calor, e assim potencializam as pancadas de chuva no final do dia em todos os estados, sem acumulados expressivos.

Veja mais notícias sobre soja