Confira a previsão do tempo para o fim de semana na sua região

Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas começam a dar trégua para o Sul a partir de sábado, para o Sudeste no domingo, mas persiste no Centro-Oeste

As imagens de satélite mostram instabilidades associadas a um centro de baixa pressão no Paraguai, ganhando muita força e atingindo a faixa oeste de Mato Grosso do Sul, há muita atividade elétrica e os acumulados de chuva devem ser elevados nesta região. Ainda no Centro-Oeste do país, o estado de Goiás, o Distrito Federal e o sul de Mato Grosso, também contam com a presença de instabilidades que provocaram chuvas e raios durante esta madrugada. Nas regiões Sudeste e Sul – com exceção da faixa do Rio Grande do Sul, onde atua um ar mais seco e o tempo é firme – tempo encoberto e instável, com registro de chuva fraca no Paraná e moderada em Minas Gerais.

Sexta-feira

SUL

A frente fria avança em direção ao Sudeste e o tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A chuva ocorre apenas no leste gaúcho e catarinense, porém de maneira fraca e isolada. Já no estado do Paraná a chuva é mais intensa, com volumes que podem ser elevados no centro-norte. No litoral de Santa Catarina as rajadas de vento são maiores que 70km/h. Com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas diminuem tanto pela manhã quando à tarde, especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste catarinense, mas sem condições para frio extremo.

SUDESTE

Uma nova frente fria avança pelo Sudeste e aumenta o risco para temporais no em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tanto a região metropolitana de Belo Horizonte quanto do Rio de Janeiro, têm previsão para volumes elevados de chuva. Existe condição para nevoeiro na faixa leste de São Paulo. Devido a passagem da frente fria, as temperaturas diminuem em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro.

CENTRO-OESTE

A chuva continua em forma de pancadas isoladas e de forte intensidade em todo o Centro-Oeste. A chance maior de temporais com intensa atividade elétrica, rajadas de vento de intensidade moderada e possibilidade para queda de granizo em pontos isolados é em Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e norte de Mato Grosso.

NORDESTE

A chuva perde intensidade no Nordeste, mas ainda chove em forma de pancada em grande parte do Maranhão e o sul da Bahia. Nas demais áreas o sol aparece entre nuvens e a temperatura fica elevada.

NORTE

Há previsão para pancadas de chuva em todos os estados do Norte, com acumulados bem expressivos entre Rondônia e norte do Amazonas,e também no sul do Pará. No Tocantins ainda chove a qualquer hora do dia e com volumes significativos. Previsão de tempo abafado em toda região.

Sábado

SUL

Uma região de alta pressão no sul do Uruguai deixa o tempo firme e sem condição de chuva para a maior parte da região Sul do Brasil. A chuva fica concentrada apenas no extremo leste dos três estados, porém de maneira fraca e isolada. Além disso, o avanço de uma massa de ar frio pela região, deixa a temperatura um pouco mais baixa e a sensação de frio aumenta, principalmente no sul do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

A frente fria avança em direção a Bahia e ainda favorece chuva forte para o estado do Espírito Santo. Chove também de forma menos intensa em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e também no leste paulista, incluindo a região metropolitana de São Paulo. Com o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica (que inibe a formação de nuvem de chuva) o tempo fica firme nas demais áreas paulistas e também no Sul e Triângulo Mineiro. Com relação às temperaturas, por conta do avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas caem um pouco no Sudeste, deixando a sensação térmica um pouco mais baixa, se comparado nos últimos dias.

CENTRO-OESTE

A chuva continua espalhada por grande parte da região Centro-Oeste do país, com condição para temporais e descargas elétricas entre Mato Grosso e norte de Goiás. Nas demais áreas, a chuva vem em forma de pancadas isoladas, porém sem acumulados exagerados. Apenas no leste de Mato Grosso do Sul é que o tempo firme predomina. Com relação às temperaturas, o sul de Mato Grosso do Sul tem influência de uma massa de ar fria, que deixa as temperaturas mais baixas e a sensação de frio aumenta.

NORDESTE

Uma frente fria se aproxima do Nordeste e a chuva mais intensa com maiores acumulados e trovoadas se concentra no oeste da Bahia. Chove de forma menos intensa em grande parte do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas, o tempo permanece firme e com condição para temperaturas elevadas no centro do Nordeste.

NORTE

A chuva continua espalhada por praticamente toda a região Norte do país, com acumulados elevados no sul e extremo oeste da região.

Domingo

SUL

A área de alta pressão e a massa de ar frio avançam mais pela região Sul. Com isso, o tempo fica firme em grande parte da região e o frio aumenta, principalmente pela manhã. Chove de forma fraca e isolada apenas entre o leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná, devido aos ventos úmidos que sopram do mar

SUDESTE

O destaque deixa de ser a chuva forte e passa a ser o tempo firme e a queda de temperatura na maior parte do Sudeste, devido ao avanço de um sistema de alta pressão e uma massa de ar frio. Mesmo com sol nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais, as temperaturas não se elevam muito à tarde, mas a sensação de frio diminui em relação ao dia anterior. Entre o Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais, chove em forma de pancada, sendo mais intensa próximo à divisa com o estado da Bahia.

CENTRO-OESTE

A chuva mais forte se concentra em Goiás e no extremo norte de Mato Grosso. Já nas demais áreas mato-grossense e norte de Mato Grosso do Sul a chuva é mais fraca e isolada. No centro-sul de Mato Grosso do Sul o tempo fica firme devido à uma área de alta pressão e as temperaturas diminuem em relação ao dia anterior por causa de uma massa de ar frio.

NORDESTE

Pouca coisa muda no tempo no Nordeste brasileiro. A frente fria na altura do estado da Bahia ainda favorece chuva forte no oeste baiano. O sol predomina entre o norte do Maranhão e Sergipe, onde as temperaturas ficam mais elevadas à tarde.

NORTE

A chuva ainda persiste forte no sul do Pará e Rondônia, preferencialmente no final da tarde, quando o calor e umidade servem de combustível. O dia se mantém abafado em todos os estados.

Veja mais notícias sobre soja