Fenasul discute produção e mercado de leite no país

Até agora, pavilhões da Feira Nacional de Agronegócios do Sul receberam mais de 1,8 mil animaisA produção e o mercado de leite foram discutidos nesta sexta, dia 29, em um congresso que reuniu produtores no sul do país. Foi durante a quinta edição da Fenasul, a Feira Nacional de Agronegócios que ocorre em Esteio, no Rio Grande do Sul. O encontro se firma como uma oportunidade para novos negócios.

Até agora, os pavilhões do Parque Assis Brasil receberam 1847 animais. Mas eles não permanecem lá o tempo inteiro. É como se fosse um rodízio. O criador leva os exemplares, participa de julgamentos, leilões, comercializa e vai embora.

A Fenasul também abre espaço para discutir o mercado de leite. Trata-se de um debate preocupante para os criadores gaúchos que tiveram perda na produção por causa da estiagem. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, a queda chegou a 50%.

No início da tarde, a atração da feira foi esta ordenha que durou quase duas horas. O concurso leiteiro da raça holandesa sempre chama a atenção de quem está no parque. A disputa mexe com a curiosidade do público. Quem vai dar mais leite? Quantos litros vão garantir a vitória?

A vaca vencedora na categoria jovem deu 70 quilos de leite em cinco ordenhas e a adulta deu 74 quilos. A tradicional comemoração não respeitou o frio e os tratadores ganharam um banho de leite.