Veja o relatório técnico Soja Brasil da safra 14/15

Após visitar 13 Estados produtores, 110 municípios, consultor técnico Áureo Lantmann traça um panorama da produção brasileira de soja em 2014/2015

* Áureo Lantmann

Nas expedições da terceira edição do Projeto Soja Brasil, foi possível observar o comportamento das lavouras nas principais regiões produtoras do país, desde as atividades que antecedem a semeadura até as de colheita e armazenamento.

Analisamos o comportamento do grão em diferentes latitudes, nas lavouras na região Sul, por exemplo, uma latitude 6, até plantações semeadas na latitude 32, no Nordeste do país. Nos 13 Estados por onde passamos (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará), acompanhamos as lavouras e as alternativas dos produtores para solucionar os problemas encontrados pelo caminho. Foram mais de 110 municípios visitados.

• Veja todos os artigos técnicos escritos por Áureo Lantmann

Com mais de 31 milhões de hectares cultivados com soja na safra 2014/2015 o Brasil esperava colher mais de 95 milhões de toneladas da leguminosa quando se iniciou a safra. Atualmente a expectativa não ultrapassa 93 milhões de toneladas. Os estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, responsáveis por 62% da soja cultivada no Brasil, atrasaram a semeadura em até 20 dias por conta da estiagem, fato que poderá impactar no rendimento.

Veja o relatório completo:

Clique aqui e veja um vídeo especial sobre esse relatório.

*Áureo Lantmann é engenheiro agrônomo, foi pesquisador da Embrapa Soja e é consultor técnico do Soja Brasil desde a primeira edição, safra 2012/2013.

>>> Veja mais notícias sobre soja