Tocantins dá inicio a safra de soja 2016/2017

Expectativa da Aprosoja-TO é de uma safra com produtividade acima de 50 sacas em média

Com o fim do vazio sanitário, no dia 30 de setembro, os sojicultores de Tocantins começam a colocar as máquinas no campo para tentar cultivar a maior safra do estado, com quase 2,6 milhões de toneladas.

Para marcar esta etapa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) promove a abertura do plantio do grão no Estado, neste dia 14 de outubro, a partir das 8h, na fazenda Nossa Senhora do Carmo, de propriedade dos Irmãos Rossato, em Porto Nacional (58 km de Palmas), às margens da TO-050. “Convidamos todos os produtores, membros da cadeia da soja tocantinense, empresários, ozicultores e pecuaristas para o evento. Contamos com a presença de Todos para que possamos fortalecer ainda mais a nossa Aprosoja Tocantins”, afirmou o presidente da Aprosoja-TO, Ruben Ritter.

O executivo comenta que a expectativa principal para esta safra é sobre a elevação da produtividade média no estado, que andava abaixo das 33 sacas por hectare. “Isso depende de muitos fatores, como agilidade das instituições financeiras de colocar em prática a resolução do Banco Central que possibilita renegociação de dívidas dos produtores, as condições climáticas e técnicas dos produtores”, reitera.

Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento o estado deve semear uma área de 905 mil hectares, alta de 4% ante os 870 hectares da safra anterior. “Insisto que este resultado dependerá da agilidade dos agentes financeiros colocar em prática o que a resolução do Banco Central determinou. Se não forem ágeis, talvez tenhamos uma diminuição de área, a primeira nos últimos dez anos.”